Filme o enigma de kaspar hauser x linguagem, pensamentos e representações sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filme O Enigma de Kaspar Hauser X Linguagem, Pensamentos e Representações Sociais



O filme conta a história de uma criança, Kaspar, que não foi totalmente privada do mundo e das pessoas, maisdurante muito tempo viveu afastado do convívio social, e viveu anos apenas com a solidão de sua prisão.

Com supostamente 15 anos, Kaspar não sabia falar, nem andar e não se comportava como humano equando descoberto pelas pessoas da cidade, virou objeto de estudo. No filme seu contato primário é apenas com uma pessoa no qual ele refere-se como “Homem”, o mesmo era quem o alimentava, ensinou afalar suas primeiras palavras e depois de muito tempo o ensinou andar. Só quando esse mesmo “Homem”, o abandona na Unschlittplatz de Nuremberga é que Kaspar vai dar seus primeiros passos para asociedade.

Apesar de toda a curiosidade que os habitantes da cidade manifestaram, também sentiam que deviam ser protegidas dele e remeteram-no para um estábulo, onde procederam à sua observação. Apósanálises e observações os habitantes poderam perceber que o menino era apenas um indivíduo com grande confusão intelectual.

Criado no isolamento e privado de educação, condicionamento e repressão arealidade de Kaspar, após entrar Nuremberg sofrerá um processo de integração, e seu instrumento principal será a linguagem, pela qual a sociedade tentará fazê-lo conceber aquilo que sua natureza nãoconcebe: a representação.

A partir daí podemos perceber a relação do contexto desse filme, com o texto de Silvia Tatiana Maurer Lane, que fala sobre a linguagem, Pensamentos e Representações Sociais. Oque o texto diz que linguagem é a necessidade de transformar a natureza, através do contato da evolução do homem, isso com o desenvolvimento do homem através da fala, sinais, gestos, ritos, cultura eassim gerando a linguagem.

O contexto do texto que envolve o filme, é que a linguagem é fruto de coletividade, do contato com culturas, com povos, de relações produtivas, coisa que no filme...
tracking img