Filme e a vida continua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IESA – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA
FMF – FACULDADE MARTHA FALCÃO
COORDENAÇÃO DE PEDAGOGIA

Sociologia da educação
Filme: pro dia nascer feliz

Ana Cláudia Souza Da SilvaManaus
2011

Ana Cláudia Souza Da Silva

Sociologia da educação
Filme: pro dia nascer feliz

Trabalho apresentado ao IESA – Instituto de Ensino Superior da Amazônia –FMF – Faculdade Martha Falcão, como requisito parcial para a obtenção de nota na Disciplina sociologia da educação, realizado sob a orientação da Profª. Maria do Carmo.

Manaus2011

Pro dia nascer feliz

O objetivo principal do filme é mostrar a relação do adolescente com a escola e também fazer abordagem a cerca da fragilidade do sistemaeducacional brasileiro, Deixando transparecer a personalidade dos jovens da atualidade, retratando sonhos e expectativas de educandos de 13 a 17 anos, em relação ao futuro.
Apresenta um quadro comparativo:a dos alunos menos abastados, que enfrentam dificuldades e que lutam para chegar à escola; a dos que estão à margem da sociedade, em contato com uma situação de violência e criminalidade e aquelesligados à elite, que enfrenam “problemas” para harmonizar a vida social as exigências escolares expondo a realidade de instituições de ensino distintas espalhadas por três estados: Pernambuco, Rio dejaneiro e São Paulo. Embora particularmente sinta que a realidade pode ser ainda pior, pois a presença das câmeras mesmo mostrando um ambiente totalmente precário esconde algumas situações inibindo arealidade das ações dos alunos e professores dentro da sala de aula tais como palavrões e grosserias.
De um lado escolas com estrutura precária a exemplo da escola estadual Cel. Souza neto (em ManariPernambuco) e do outro lado escola com estrutura moderna como no caso do colégio santa cruz (em são Paulo) salientando assim a desigualdade social, ao expor estudantes marcados por essa infeliz...
tracking img