Em 1981 nos EUA surgiu uma pandemia onde, os hospitais relataram 41 casos de pacientes jovens com sarcoma de Kaposi, um câncer raro que até então se manifestava quase somente em idosos. E apesar deesse mal normalmente demorar anos para se agravar, os novos pacientes morriam pouco tempo depois de entrar no hospital. Um detalhe intrigou os médicos: todos eram homossexuais masculinos. Outros casossurgiram e logo ficou claro que havia uma nova doença, um "câncer gay", uma medida utilizada pelas autoridades com o intuito de diminuir o número de caos foi o fechamento das saunas gays - percebe-seque o governo norte-americano no aspecto de gestor público prejudicou na pesquisa epidemiológica da doença uma vez que nem sequer falava sobre o assunto em público, negava recursos financeiros para apesquisa fazendo com que a doença se espalhasse cada vez mais, tudo isso pelo fato de ser uma doença relacionada a homossexuais. Porém, nos anos seguintes, a doença se espalhou para heterossexuais emulheres – até então considerados a salvo da epidemia – que haviam passado por cirurgias ou recebido transfusões de sangue, como nos casos do pacientes hemolíticos, ainda no início dos anos 80, ovírus já tinha contaminado 89% dos hemofílicos dos EUA. Até o momento não havia um exame que detectasse a presença do vírus logo as pessoas que necessitavam de uma transfusão sanguínea contavam apenas coma sorte para não adquirir o vírus. A partir de então homens, crianças, mulheres e homossexuais de todas as idades e classes sociais começaram a se infectar e o pânico era geral uma vez que não sesabiam os mecanismos de transmissão concretamente tampouco as maneiras corretas de prevenção. Nos casos em que os pacientes infectados estavam em hospitais um questionário era aplicado a fim de se tentarcomprovar as vias e transmissão: a princípio a via sexual e via transfusão sanguínea foram comprovadas, aquela porque houve a comprovação de que um indivíduo contaminado havia se relacionado com... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Resenha do filme e a vida continua. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Filme-e-a-Vida/101630.html

MLA

"Resenha do filme e a vida continua" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Filme-e-a-Vida/101630.html>.

MLA 7

"Resenha do filme e a vida continua." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Filme-e-a-Vida/101630.html>.

CHICAGO

"Resenha do filme e a vida continua." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Filme-e-a-Vida/101630.html.