Filme uma mente brilhanta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE CULTURAL: RESUMO DE FILME

UMA MENTE BRILHANTE: TRANSTORNO OU SUPERDORTAÇÃO?

Segundo Drouet (2003) os superdotados também chamados de excepcionais para mais, apresentam perturbações que não podem ser equiparadas a patologias do ponto de vista médico, ou seja, não podem ser concebidas como anormalidades devidas as doenças. Poderiam ser consideradas “anormais” do ponto de vistaestatístico uma vez que fogem dos comportamentos habitualmente normais.
O filme “Uma mente brilhante” que conta a história de Nash, um professor que, obviamente já foi um aluno mostra esta discrepância comportamental do aluno que com sua inteligência extraordinária se comporta de forma estranha e anti-social demonstrando sua dificuldade de relacionar com as pessoas de sua idade.
No ambienteescolar, o professor apresenta dificuldades de se interar com os colegas, tem um andar diferente e sempre está em busca de soluções para suas descobertas e investigações no mundo da lógica matemática, disciplina esta considerada por todos muito complexa e difícil de aprender.
Embora os colegas reconhecessem esta habilidade do colega “problemático” valorizavam mais seus devaneios do que sua capacidade,sempre aproveitando para zombar de suas “loucuras”.
E por falar em loucura, o filme relata que o diagnóstico mais precisa para todos, tanto no ambiente escolar como no profissional era a “loucura” que realmente já fazia parte do contexto daquela “mente brilhante”. Esta “loucura”, nomeada de esquisofrenia tomou conta do professor que não sabia mais o que era real ou o que era criação, pois, criavaem sua mente situações de amizade e de valorização de sua inteligência que lhe satisfaziam plenamente.
Nesta triste e bela história, a partir das observações do comportamento de Nash, é possível levantar algumas hipóteses diagnósticas para seu comportamento, dentre elas, está a superdotação e as conseqüências deste fenômeno.
Pode-se chamar de fenômeno, pois, segundo Sabatella(2008) por mais quese estude sobre as emoções do superdotado, nunca se conseguirá descobrir a extensão dos enigmas que estão nesta mente.
SABATELLA (2008) ainda ressalta que o aluno superdotado não é sinônimo de aluno exemplo em notas nas escolas, muito pelo contrário, a autora esclareceque muitas vezes o superdotado não apresenta bons resultados por não se interessar pelas atividades implementadas nas escolas,aulas monótonas e outras características de escolas destinadas aos alunos com “inteligência normal”.
A luta de Nash para descobrir algo novo não era observada por ninguém, afinal, ele estudava em uma escola para normais, a não ser pelo amigo criado em suas crises de esquisofrenia que lhe aceitava como era, ou melhor, era um amigo de quarto, aquele com quem poderia dividir suas angustias e desejos.Ainda numa visão hipotética, relacionando o caso do professor com as idéias de Sabatella (2008) quando esclarece que os superdotados possuem uma hiperconsciência que lhes permite perceber coisas que os outros não percebem, imaginar coisas que não ocorrem, pode até explicar o comportamento esquisofrêncio de Nash que na impossibilidade de viver realidades que pudessem lhe completar, busca em suaimaginação coisas que normalmente não existem, como o caso do agente secreto que precisava de seus serviços.
Trazendo para a realidade contemporânea a história do professor, colocando-o em uma escola de ensino regular, pode-se dizer que as ações para o acompanhamento do professor deveriam tomar o seguinte rumo: avaliação diagnóstica por uma equipe multidisciplinar, psicólogos, psiquiatras,sociólogos e outros que pudessem traçar o comportamento do aluno e planejar uma intervenção em bases teóricas que pudessem realmente consolidar a inteligência de Nash e direcioná-la de modo positivo.
Outra maneira de intervir no caso seria a partir da conscientização dos educadores sobre a necessidade de um acompanhamento especial e a busca por metodologias diferenciadas que iram não só ajudar os...
tracking img