Filme central do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
POLÍTICA E O VOTO
(Análise do Filme A Inauguração da Ponte)







































“Estamos condenados a ser livres, pois temos que fazer escolhas e toda escolha implica necessariamente em renúncia.”(J P Sartre)
Sumário

1- INTRODUÇÃO...............................................................................................05
2- DESENVOLVIMENTO...................................................................................07
2.1- O HOMEM: ANIMAL POLÍTICO.................................................................09
3- CONSIDERAÇÕESFINAIS...........................................................................12
4- ANÁLISE DO FILME A IMAUGURAÇÃO DA PONTE...................................14
5- REFERÊNCIA................................................................................................15
ANEXO..............................................................................................................16
Anexo A: Entrevista1........................................................................................17
Anexo B: Entrevista 3........................................................................................18
Anexo C: Entrevista 5........................................................................................19
Anexo D: Análise dos Questionamentos...........................................................201- INTRODUÇÃO
Para conscientizar a comunidade a importância do seu voto, e também para mostrar a veracidade do mundo atual em que poderemos fazer a diferença através do simples ato de votar. Que poderá trazer mudanças, esclarecimentos e conhecimentos.
A história do voto no Brasil tem origem desde o ano de 1532, quando os moradores da vila de São Vicente na colôniaportuguesa, foram às urnas para eleger o conselho municipal. A partir de 1821, as pessoas deixaram de votar em âmbito municipal; os eleitores eram livres e analfabetos, e o voto era aberto, ou seja, não secreto, também existia o voto por procuração, no qual o eleitor transferia o seu direito de votar para outra pessoa, e nas votações contabilizavam nomes de pessoas mortas e crianças e moradores de outrosmunicípios, e não havia título de eleitor, por isso no período colonial e imperial havia episódios freqüentes de fraudes eleitorais.
O voto direto para presidente e vice-presidente apareceu pela primeira vez em 1891, quando se iniciou a chamada política do café - com – leite e que o governo era ocupado por representantes de São Paulo e Minas Gerais de forma alternada, através do voto de cabresto,onde os eleitores eram obrigados a votar em um determinado candidato.
De 1964 a 1984, foi o período de ditadura militar no Brasil, de 1985 ao dias atuais a escolha dos nossos representantes são feitas através do voto direto e democrático.
Sempre defendi o termo “Política”, como um substantivo que viesse enaltecer, não só as criaturas humanas, mas o seu habitat. Interessante é que onde quer queestejamos, a política é o ponto de partida para a sobrevivência humana. Um filósofo bem profetizou: “O homem já nasce político”; logo, é um ser social.
Em pleno século XXI, perdemos a essência das palavras que tornavam os homens mais solícitos uns com os outros tais como: vergonha, respeito, dignidade, compreensão, austeridade e tantas outras que elevavam a dignidade de tantos cidadãos que sedavam ao respeito e as mesmas os tornavam portentosos e eloqüentes, consequentemente, educados.
Hoje apesar de vivermos num estado democrático onde as pessoas são livres para escolher seus governantes, ainda temos uma visão que política e voto é associado com corrupção.
Como temos essa visão, se os nossos representantes são escolhidos de forma democrática? Ou será que estamos sobe o sistema de...
tracking img