Figuras de linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Figuras de Linguagem

Introdução

Praticamente todas as situações de nossa vida, temos a disposição palavras e expressões que traduzem as nossas sensações emoções. Mas nem sempre utilizamos as mesmas palavras expressões em todas as situações que vivemos.

Para as situações comuns, corriqueiras, temos um determinado número de palavras e expressões que traduzem muito bem aquilo que queremoscomunicar. Elas vem automaticamente a nossa cabeça e são facilmente entendidas por todos.

Mas existem situações em que essas palavras e frases corriqueiras não conseguem traduzir com exatidão aquilo que estamos sentindo.

Através desse modo de dizer, diferente do comum procuramos enfatizar a nossas sensações.

As figuras de linguagem servem exatamente para expressar aquilo que linguagemcomum, falada, escrita e aceita por todos não consegue expressar satisfatoriamente. São uma forma do homem assimilar e expressar experiências diferentes, desconhecidas e novas. Por isso elas revelam muito da sensibilidade de quem produz, forma como cada indivíduo encara as suas experiências no mundo.

Índice

1. Figuras de Palavras
· Comparação Simples
· Comparação Metafórica
· Metáfora
·Catacrese
· Sinestesia
· Metonímia
· Sinédoque
· Antonomásia
2. Figuras Sintáticas ou de construção
· Silepse
· Elipse
· Zeugma
· Assíndeto
· Polissíndeto
· Anáfora
· Pleonasmo
· Hiperbato
· Anacoluto
3. Figuras de Pensamento
· Antítese
· Paradoxo
· Ironia
· Perífrase
· Eufemismo
· Hipébole
· Gradação
· Prosopopéia
· Apóstrofe
4. Figuras de som ou de Harmonia
· Aliteração
·Assonância
· Paronomasia
· Onomatopéia

Figuras de linguagem

Palavra ou grupo de palavras utilizadas para dar ênfase a uma idéia ou sentimento. As mais difundidas, são as seguintes:

Figuras de Palavras (TROPOS)
As figuras de palavras consistem no emprego de um termo em um sentido diferente daquele em que esse termo é convencionalmente empregado.

Por exemplo, convencionalmente, otermo "porta designa" uma peça de madeira ou que gira sob dobradiças que tem a função ao de fechar móveis, automóveis e construções, etc. . Mas quando dizemos: "Fulano não entende nada. "Ele é uma porta" , o termo "porta" não se referindo aquela peça de madeira ou de metal. Nesse caso, a palavra porta esta sendo utilizada num sentido diferente do convencional, para definir a dificuldade compreensão,a burrice do Fulano. Outro exemplo: " a porta dos sentimentos" . É claro que a palavra também. neste caso, não esta sendo utilizada no seu sentido convencional. "Errar a porta" , nesta frase, sugere um ganho, uma desilusão. Nesses dois casos termos figuras de palavras.

Há casos também em que um termo, que originalmente designa alguma coisa especifica, tem seu sentido ampliado, passando adesignar algo genérico. Temos exemplo do "Danone". O nome do produto é iogurte; Danone é a marca do iogurte produzido por um determinada fabricante. Mas a marca foi identificada de tal forma com o produto que, em vez de dizermos "Vou comprar um iogurte", freqüentemente dizemos "Vou comprar um danone" , mesmo quando o iogurte que compramos é de uma outra marca (Chambourcy, Pauli, Batavo, etc.). Apalavra "Danone" , que designava um tipo de iogurte, teve seu significado ampliado e passou a designar o produto de uma forma geral.

As figuras de palavras podem ser utilizadas tanto para tornar mais expressivo aquilo que queremos comunicar quanto para suprir a falta de um termo adequado que designe alguma coisa. Além disso, elas fazem com que a língua se torne mais econômica, uma vez que uma únicapalavra, dependendo do contexto, pode assumir os mais diferentes significados.

A seguir, veremos cada uma das principais figuras de palavras.

COMPARAÇÃO SIMPLES

Comparação simples e uma comparação entre dois elementos de um mesmo universo.

E muito comum compararmos as coisas que nos rodeiam. Freqüentemente dizemos que tal coisa e melhor que outra, que fulano e mais simpático do que...
tracking img