Estudo de caso uno mille on-line

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Caso
“UNO MILLE ON-LINE”

Estudo de Caso
“UNO MILLE ON-LINE”

Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
3. METODOLOGIA 6
3.1 Levantamento de Dados 6
3.1.1 Levantamento bibliográfico 7
3.1.2 Levantamento de vídeos sobre a FIAT 7
3.1.3 Levantamento de Informações a partir do Estudo de Caso 7
3.1.4 Levantamentos dosdados gerais do estudo de caso 8
3.2 Tratamento de Dados 8
3.2.1 Administração de produção 8
3.2.2 Estudo de caso da Uno Mille ON-LINE 8
4. REVISÃO TEÓRICA 9
5. RESULTADOS 10
6. CONCLUSÕES 12
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1. INTRODUÇÃO

A indústria automobilística no mundo é vista como de essencial importância, principalmentepela rapidez, conforto que trouxe aos consumidores e avanços tecnológicos. Obteve grande evolução do decorrer da história e pela constante procura de qualidade e rapidez nos procedimentos e atendimento revolucionou conceitos administrativos e produtivos.
No Brasil, as grandes montadoras estrangeiras trouxeram suas unidades e transformaram muitas regiões em pólo industriais. As maioresfabricantes de automóveis no Brasil são as americanas, japonesas e européias; dentre as européias existe a FIAT, que se iniciou na Itália, e já no inicio do século XX instalou uma unidade de montagem e venda.
Os mercados novos são de difícil entrada devido a questões sociais e regionais, fazendo com que as organizações criem estratégias para melhor inserção, e adaptando seus produtos paraatender as necessidades locais. Mesmo com todo o sucesso da FIAT na Europa, a empresa enfrentou sérios problemas relacionados a mau desempenho e problemas técnicos por parte de seus carros adaptados para atender as características do mercado interno brasileiro, o que manchou o nome da empresa no Brasil.
Para contornar tal situação, a FIAT buscou investir de forma maciça em políticas dequalidade fora e dentro da empresa. O Uno sucessor do modelo Fiat 147, que não havia cativado de modo esperado a satisfação dos clientes, veio em uma época da explosão dos populares, até pelos incentivos dados pelo Governo Federal e o Plano Real; O Uno Mille (modelo de 1000 cilindradas do Uno) era considerado um carro popular e que conseguia cumprir um preço acessível à classe média na época queconsiderava o carro um bem que trazia status e facilitador em termos de locomoção.
Devido a uma procura maior do que a produção iniciou-se por parte de algumas concessionárias uma cobrança de sobrepreço, cobrando um valor acima da tabela, pratica também conhecida como ágio. Para conter a pratica, que estavam denegrindo novamente a imagem da montadora, a FIAT implantou o sistema Mille ON-LINE,sistema de vendas que interligou as concessionárias à montadora, através dos computadores das revendas ligados diretamente com a fábrica, o cliente pode fazer o pedido do seu carro.
A partir destas ações da FIAT no Brasil, será feito análises se a empresa tomou ações necessárias para ganhar mercado e reverter a má imagem que a empresa tinha perante o mercado brasileiro. Um estudo de caso foinecessário para responder tais questões. Relacionou-se tais acontecimentos e análises com a administração de produção e marketing, que são ferramentas de auxílio indispensável para ações tomadas na esfera organizacional.
O embasamento para o desenvolvimento de tais questões será teórico, investigativo, qualitativo; espera-se encontrar respostas bem argumentadas e deduções que levem arespostas válidas.

2. OBJETIVOS

• Relacionar as causas que levaram a FIAT com o lançamento do Fiat 147 a ter problemas de deterioração de sua imagem.
• Responder o significado do atributo “confiável” em relação ao lançamento do Fiat 147 e buscar outro sistema produtivo, com significado distinto para o termo “confiável”.
• Como a FIAT solucionou os novos problemas de confiabilidade...
tracking img