Figo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Samoa
Iniciamos a nossa abordagem acerca da Samoa referindo que se trata de um País constituido por duas pequenas ilhas, com uma população de cerca de 182.000 habitantes. Por conseguinte, todas as variações de percentagem terão que ter em conta este escasso número.
Objetivo 1
A Samoa propôs-se reduzir para metade, até ao ano de 2015, o número de cidadãos que vivem com menos de 1 dollar pordia. Todavia, esse objectivo não foi alcançado tendo, inclusive, tendo o número de pessoas nestas circunstâncias tendo aumentado de 1,5% para 2,2%.
No entanto, como já alertado anteriormente, é necessário ter em conta que este valor percentual corresponde “apenas” a 3.640 pessoas. Não obstante, dado ser um país rico em recursos naturais, aliado ao facto de muitas familias se auto-sustentem graçasao cultivo de produtos e criação de animais, fez com que, apesar do ligeiro aumento de pessoas com menos de 1 dollar por dia, reduziu-se para menos de metade o número de pessoas desnutridas, estando neste momento nos 5%, em contraste com os 12,8% do inicio da década de 90.
Objetivo 2
Propôs-se também a Samoa a fazer com que todas as crianças conseguissem aceder e terminar o ensino primário.Poderá dizer-se que esta meta foi alcançada com sucesso pois embora os valores em 1991 já fossem bastante satisfatórios (sendo que a quase totalidade dos cidadãos dos 15 aos 24 anos sabiam ler e escrever e ser de 94% se inscreveram e terminaram os ensino primário), conseguiu mesmo assim aumentar estes valores, todos para valores próximos dos 100%.

Objetivo 3
No que se refere à igualdade degéneros, terceiro objetivo proposto pela Samoa, existe um problema transversal à maioria os países ditos desenvolvidos.
Por conseguinte, apesar de nas últimas duas décadas os valores do rácio de Paridade de Género se estabilizarem no valor 1 (indicando que existe paridade), salvo pequenas oscilações no ensino terciário, os cargos de poder continuam a ser oupados, na sua grande maioria, por elementos dosexo masculino.
No caso concreto da Samoa, segundo dados que recolhemos, apenas 4% dos lugares do Parlamento são ocupados por mulheres. Consideramos pertinente comparar com valores de um País europeu, isto é, desenvolvido, nomeadamente Portugal que possui cerca de 28% dos lugares ocupados por mulheres. Apesar dos valores de Portugal superarem largarmente os da Samoa, o problema mantém-se: asmulheres, apesar da paridade existente, continuam a não ocupar cargos de chefia e de poder.

Objetivos 4 e 5
Decidimos juntar os objetivos 4 e 5 pois consideramos que as causas, assim como as soluções sejam relacionadas e identicas para ambos.
A Samoa tem como metas para 2015, reduzir para dois terços o número de crianças mortas até aos cinco anos assim como reduzir em três quartos o indice demortadalidade maternal.
Embora desde o inicio da década de 90 os valores para ambos os objetivos tenham satisfatóriamente diminuido, passando de 29,5‰ para 18,7‰ de crianças mortas até aos cinco anos de idade e tendo reduzido a mortalidade maternal das 260 para as 100 mães mortas por cada 100.000 nascimentos, este valores podem ainda ser alcançados, conseguindo, por conseguinte, a Samoa realizar asmetas a que se propôs.
Para tal, uma das medidas a tomar seria, inevitavelmente, aumentar o número de nascimentos assistidos por pessoal especializado, uma vez que um quinto dos nascimentos ocorridos nestas ilhas ainda não é acompanhado por pessoal médico especializado. Cremos que a aposta numa melhoria destes cuidados médicos conduziria a uma mais eficaz resposta às necessidades de saúde dasmães, assim como seriam acompanhados desde a nascença a saúde das crianças.
Será no entanto um desafio, pois tratar-se de uma ilha, todo o desenvolvimento de infrastuturas e acessos ocorre maioritariamente nas zonas costeiras, pelo que a pouca população resindente em zonas mais interiores veêm dificultado o acesso a melhores cuidados de saúde, tendo que se deslocar grandes distâncias para o...
tracking img