Fides et ratio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FIDES ET RATIO



Trabalho de conclusão de semestre apresentado como exigência parcial para avaliação do curso Introdução a Teologia dentro do primeiro semestre do Curso de Teologia do Instituto de Teologia João Paulo II.



Letícia dos Santos Luiz da Silva
Joseane Aparecida da Costa Pena

Sorocaba/ 2011

FIDES ET RATIO

Capitulo I
A Revelação da Sabedoria de Deus

1.Jesus, Revelador do Pai

Deus em sua infinita bondade e misericórdia quis revelar-se a Si mesmo, quis também que os homens conhecessem sua vontade e participassem de sua natureza divina por meio de Jesus no Espírito Santo. Essa é a reflexão que a Igreja propaga por ser depositária de tal mensagem pela fé na Palavra de Deus. Essa mensagem nos indica a vontade de Deus em vir ao encontro do homempara salva-lo; é Ele quem se dá a conhecer e esse conhecimento que vem de Deus nos leva à plenitude de qualquer outro conhecimento verdadeiro.
No Concílio Vaticano I, chegou-se a conclusão que além do conhecimento natural e racional, existe também um conhecimento de fé e que ambas não se confundem e são importantes, porem diferentes. Há mistérios que o homem só pode compreender se forem reveladospor Deus em sua Graça, não pela razão humano, enquanto que o conhecimento filosófico ou racional é fruto de experiências e sentidos do intelecto humano.
O Concílio Vaticano II, afirma que Jesus é o mediador e a plenitude de toda a Revelação e que há em suas palavras e ações um propósito salvífico da parte de Deus em sua Revelação.
É na “Plenitude dos Tempos” que Deus se encarna, é no tempo queEle se revela e é nele que tem lugar toda obra salvífica. Com a Encarnação de Jesus é que antecipamos o que virá no fim dos tempos.
Além do tempo, a História também é parte fundamental de tal Revelação, pois é nela que Deus nos fala, em princípio, pelos profetas e depois através de seu próprio Filho que conclui toda sua obra de Salvação através de sua Morte e Ressurreição.
A história é olugar propício que Deus encontra para realizar suas ações e é em nosso cotidiano que vivemos.
Pela Encarnação, Deus assume o rosto do homem e nossa razão humana não consegue compreender isso, porém essa verdade pode servir a todos os homens e mulheres, basta que acolhemos tal verdade como palavra que dá sentido à nossa existência.
É através da morte e ressurreição de Jesus que recebemos novamentea vida que Adão negou a Vida Eterna, o mistério do homem só se esclarece verdadeiramente no mistério da Encarnação de Jesus.

2. A razão perante o mistério

É pela Fé que entendemos o Mistério da Revelação, de modo parcial, limitado em nossa compreensão humana, só a Fé é capaz de desvelar este mistério.
Devemos obediência de Fé a Deus, é com ela que reconhecemos sua divindade, suatranscendência, sua liberdade suprema. É também pela fé que temos a liberdade de aceitar toda a verdade que vem de Deus e colocá-la em pratica.
Na Revelação existem também os sinais de Deus e para compreendê-los, a fé auxilia a razão. A fé desvenda p mistério que a razão não compreende por si só.
Na perspectiva destes sinais estão os sacramentos e acima deles a Eucaristia, pois nela está o corpo, osangue, a alma e a divindade de Jesus, ou seja sua verdadeira presença. Não podemos vê-lo no sentido da razão, apenas da fé e é pela fé que sabemos que ali na Eucaristia esta Jesus.
O conhecimento de fé então nos dá a compreensão de nossa vocação que é participar do mistério da vida da Santíssima Trindade.
E nós, seres humanos para onde vamos, qual é nosso sim ultimo? Isso é fonte de pesquisatanto da Filosofia quanto da /teologia, porém devemos nos abrir a essa verdade para fazermos parte dela.

Capitulo II
CREDO UT INTELLEGAM

1. A sabedoria sabe e compreende todas as coisas.
A Sagrada Escritura apresenta em seus livros sapienciais que o homem sábio é aquele que ama e busca a verdade. O povo de Israel, segundo as
Escrituras faz com que a fé e a razão caminhem lado a lado,...
tracking img