Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Débito e Crédito Para Iniciantes

A iniciação em contabilidade sempre gera dificuldade aos aprendizes em assimilar esta história de débito quando entra, e crédito quando sai. Então, talvez o textoabaixo retirado do livro CONTABILIDADE PARA NÃO CONTADORES – SÁ, Carlos Alexandre – Senac RIO, dê uma ajudinha.

Débitos e Créditos

O contexto do débito e o crédito da contabilidade é diferentedo contexto do débito e crédito do financeiro. Veja: “Existem palavras e expressoes que possuem diferentes significados em diferentes contextos. Se você perguntar a um médico o que significa"colateral". Ele provavelmente o associará à noção de um efeito secundário e indesejável de um tratamento ou de um remédio. Já para um banqueiro, "colateral" é um BEM dado em garantia de um empréstimo”. (SÁ,2006 - pág,51) Este pequeno trecho do livro é fundamental para que pessoas acostumadas com a noção de que crédito é mais, e débito, é menos, se desprendam diantemão desse raciocínio. É errado associar ocrédito e débito da contabilidade, com “adição” e “subtração” do financeiro. O correto é associá-los aos termos Origem e Destino, respectivamente, veja: “Em contabilidade, CRÉDITO quer dizer Origem eDÉBITO, Destino. Quando o contador faz um lançamento a crédito em uma conta, isso quer dizer que o dinheiro ou bem ou o serviço destinase àquela conta.” (SÁ, 2006 - pág,52)

Por exemplo, osseguintes fatos contábeis/econômicos: a) Integralização do capital inicial. (destino) D – Conta: Caixa (Ativo) (origem) C – Conta: Capital (Passivo) b) Compra de materiais a prazo. (destino) D – Conta:Materiais (Ativo) (origem) C – Conta: Fornecedores (Passivo) c) Compra de um terreno à vista. (destino) D – Conta: Terrenos (Ativo) (origem) C – Conta: Caixa (Ativo)

Note que nem sempre a contrapartidaé entre Ativo e Passivo, no exemplo “c” a contrapartida é entre duas contas do Ativo. Origem e Destino no RAZONETE No Razonete, origem indica de qual conta vem o recurso, o destino indica em qual...
tracking img