Fides et ratio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Biografia. Inclua informações precisas e relevantes do autor estudado.

João Paulo II, nasceu no dia 18 de maio de 1920 na pequena cidade de Wadowice na Polônia , e faleceu no dia 02 de abril de 2005 . João Paulo II,Filho de Karol Wojtyla e de Kaczorowska, foi batizado com o nome de Karol Jósef Wojtyla. Ficou órfão aos 8 anos e perdeu seus dois irmãos mais velhos. Fez sua primeiracomunhão aos 9 anos de idade. Estudou na escola Marcin Wadowita e em 1938 muda-se para a Cracóvia onde estudou na Universidade de Jaguelônica e numa escola de teatro , foi Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Teve papel importante para o fim do comunismo na Polônia e em vários países da Europa. Teve o terceiro maior pontificado, que iniciou em 16 de outubro de 1978 e só terminou em 2 de abril de2005 com sua morte, permanecendo 26 anos como soberano da Cidade do Vaticano. De origem polonesa foi o único papa não italiano depois do holandês Adriano VI em 1522. Sabia falar vários idiomas. Visitou 129 países durante seu pontificado. Esteve 4 vezes no Brasil onde visitou várias cidades e reuniu multidões. Exerceu influencia para melhorar as relações entre a religião católica e outras religiões.2 Obras. Cite todas as obras que você encontrar do autor.

Santo: a Vida e a Fé ,Mensagens de Sabedoria e Paz,Papa dos Milagres,Os Papas,Codigo de Direito Canonico,O Peregrino da Fé ,Carta Apostolica .

3 Nomeie a fonte. Inclua todas as informações necessárias para identificar a fonte em uma bibliografia: nome da editora, capítulo ou artigo, autor, editor e a data de edição.

OsHeróis - de Alexandre o Grande e Julio César a Churchill e João Paulo II - Paul Johnson (Autor : Paul Johnson,Editora: Campus) . Levantai - Vos ! Vamos ! - Igreja Catolica. Papa Joao Paulo II (Autor : Papa João Paulo II ,Editora:Planeta) . As Mais Belas Preces de João Paulo II - João Carlos Almeida (Autor :João Carlos Almeida,Editora:Nova Fronteira) .

4 Escreva um resumo. Quais são as idéias ou asopiniões principais discutidas? Se possível, use palavras-chave ou frases da fonte no seu resumo.

1º Capítulo - Fé
2º Capítulo - Razão
3° Capítulo - Homem
4º Capítulo - Conhecimento
5º Capítulo – Verdade

5 Liste os detalhes importantes. Identifique detalhes e dados específicos que sustentem as idéias principais. Quando você incluir as palavras exatas do autor ou de outra pessoa, useaspas para identificar o início e o fim do texto.
O homem é um ser ,por natureza,deseja superar todas as suas capacidades . Ele procura desvendar os profundos mistérios que circundam a vida . A razão o auxilia metodicamente na descoberta desses mistérios . A fé o ampara quando não obtém respostas precisas a partir da experiência realizada . A fé e a razão,conciliadas,fazem do homem um serrealizado que pode melhorar a si e a toda sua sociedade. O texto põe em evidencia o inicio da ligação entre fé e razão, onde mostra a lenta compreensão dos teólogos e fieis que é necessário e importante uso da filosofia para indagar a sua existência buscando a verdade sobre os fatos, justificando que a razão e a sabedoria foi um bem de Deus para a busca da verdade com intuito de dar fundamento racional asua crença divina. Nessa etapa, mostra S. Tomás idealizador desse elo entre razão e fé, colocando em harmonia ambos, argumentando q elas provêm de Deus, por isso, não se podem contradizer entre si. O autor diz no livro: “Ele (S.Tomás) também reconhece que a natureza, objeto próprio da filosofia, pode contribuir para a compreensão da revelação divina.” Para Tomás é importante a análise filosóficanas concepções divinas em busca de verdade. Em toda mudança de ideias, tem uma resistência a ser quebrada. . Na baixa Idade Média, essa distinção entre os dois conhecimentos transformou-se progressivamente em nefasta separação. Devido ao espírito excessivamente racionalista de alguns pensadores, radicalizaram-se as posições, chegando-se, de fato, a uma filosofia separada e absolutamente...
tracking img