Escravismo colonialismo e estado moderno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCRAVISMO,SERVIDÃO,COLONIALISMO E ESTADO MODERNO




INTRODUÇÃO

Conceito:
Escravismo – Ato de escravizar alguém a prestar serviços, sem receber devida remuneração ou algo em troca, tornandoo individuou como escravo.
Servidão - Ato de privação de dependência ou liberdade, onde o sujeito torna-se cativo de outrem.
Colonialismo – Sistema em que um país ou poder imperial utiliza váriaspolíticas econômicas, militares e sociais para controlar áreas ou povos estabelecidos fora da suas fronteiras.
Estado Novo – É a conseqüência da própria modernização da sociedade que serve como basea Ciência Política e a forma de legitimação de poder.
,











2 DESENVOLVIMENTO

Na antiguidade, havia o trabalho escravo e o livre, mas não havia a noção de emprego diretamentecomo compreendemos nos dias atuais esse tipo de escravidão era chamada como Modo de Produção Escravista. Esses escravos eram conquistados nas guerras, como inimigos, e a partir daí os seus filhosnascido também o seria.
A Grécia e Roma nesse modo deu o formato de sistema econômico, sendo os pioneiros de vários exemplos de civilizações escravistas, utilizando nas atividades econômicas, bem como,agricultura, comércio, artesanato, transportes e construções. Onde uma parte da população donos de escravos davam outras atividades menos penosas e com isso, o Estado assumiu a função de coerção. Parajustificar esses abusos em Atenas por exemplo, uma família rica mantinha uma gama de escravos para os seus serviços domésticos para justificar a opressão.

Na idade moderna com a ascensão daburguesia, as coisas começam a mudar, onde já existiam várias empresa familiares que vendiam pequenas produções artesanais, havia ofícios para aprendiz que recebiam moradia, alimentação e em troca e as vezesalguns trocados, daí começa a noção de emprego.
Com o aparecimento da Revolução Industrial, êxodo rural e concentração dos meios de produção, restava as pessoas oferecer sua mão de obra como moeda...
tracking img