Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça / TRAVAGLIA, Luiz Carlos – 12.ed – São Paulo: Cortez,2008 (Biblioteca da Educação –Série 5 – Estudos de linguagem; 4)
Capítulo 4
COERÊNCIA: DE QUE DEPENDE, COMO SE ESTABELECE.
4.1 Considerações gerais
“(Os estudos sobre coerência, abstraídas as questões de ênfase e explicitude dos fatores abordados são quase unânimes em postular que o estabelecimento dacoerência depende: a) de elementos linguísticos (seu conhecimento e uso) bem como, evidentemente, da sua organização em uma cadeia linguística e como e onde cada elemento se encaixa nesta cadeia, isto é, do contexto linguístico; b) do conhecimento de mundo (largamente explorado pela semântica cognitiva e/ou procedural), bem como o grau de conhecimento é partilhado pelo (s) produtor (es) e receptor (es), o que se reflete na estrutura informacional do texto, entendida como distribuição da informação nova e dada nos enunciados e no texto, em função de fatores diversos; c) de fatores pragmáticos e internacionais, tais como o contexto situacional, os interlocutores em si, suas crenças e intenções comunicativas, a função comunicativa do texto” ( pag. 48)
“Evidentemente cada um desses fatores serelaciona com outros fatores.Assim, o conhecimento de um mundo terá a ver, na interpretação, com a construção de um mundo textual e sua adequação aos modelos de um mundo do produtor e receptor do texto.” (pag. 48)
“Ligada ainda ao conhecimento de mundo, temos a questão da informatividade, que diz respeito à previsibilidade / imprevisibilidade da informação dentro do mundo textual.” (pag. 48)
“Ocontexto situacional se relaciona tanto com o nível semântico e o conhecimento de mundo, como, por exemplo, na identificação de referentes deiticamente indicados, quanto com o nível pragmático, quando, por exemplo, só se pode identificar que o ato de fala é executado por um enunciado por saber situacionalmente que temos um patrão falando com o empregado numa fábrica.” (pag. 48)
“Pragmaticamente,princípios conversacionais, como os de Grice (1975), podem afetar o estabelecimento da coerência.” (pag. 48)
“Grice estabelece como postulado básico que rege a comunicação humana, o Principio da Cooperação (“Faça sua contribuição conversacional tal como é requerida no momento em que ocorre pelo propósito ou direção do intercâmbio em que está engajado”) (pag. 49)
“Charolles e Franck apresentam oprincípio da cooperação como básico no processo de interpretação que leva ao estabelecimento da coerência: os usuários sempre se assumem mutuamente como cooperativos e, portanto, crêem que a sequência linguística a ser interpretada foi produzida para ser um texto coerente, quer os sinais de coerência se manifestam diretamente na superfície linguística ou não” (pag. 49)
“Charolles enfatiza que acoerência é estreitamente dependente do interpretador que recebe o texto e busca interpretá-lo, usado seus conhecimentos linguísticos, de mundo etc.” (pag. 49).
“Van Dijk apresenta a seguinte lista: movimentos dêiticos, outros gestos, expressão facial movimentos do corpo e interação corporal, como afetando a identificação de atos de fala realizados através dos enunciados.” (pag. 50)
“Para nós,quando a coerência é forte, estabelece-se facilmente a relação entre as falas, ocorrendo o oposto no caso da coerência fraca.” (pag. 53)
4.2. Conhecimento linguístico
“Todos são unanimes em admitir que os elementos linguísticos têm grande importância para o estabelecimento da coerência” (pag. 53)
“[...] e a coerência que determina, em última instância, que elementos vão constituir a estruturasuperficial linguística do texto e como eles vão estar encadeados na sequência linguística superficial, e isto é suficiente para deixar claro que a recuperação desta coerência passa pelas marcas linguísticas.” (pag. 54).
“Beaugrande e Dressler (1981) dizem que há relações ( um certo paralelismo) entre o nível gramatical e o conceitual do texto, mas que a cadeia gramatical só se estende por...
tracking img