Metodologia para quem quer aprender

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DEMO, Pedro. Metodologia para quem quer aprender. São Paulo: Atlas, 2008.
Objetivo do texto: O objetivo principal do texto de Pedro Demo, é apontar os problemas de aprendizado em todos os níveis de educação. Ele apresenta a atual situação do sistema de ensino brasileiro, mostrando os erros e apontando os métodos a serem utilizados para adquirir conhecimento.
Durante o texto, é tratado aimportância da pesquisa e a elaboração da argumentação para que se tenha certeza do que esta sendo apresentado, e assim se constrói conhecimento.
O autor diz que sempre estamos preocupados com o estudo do aluno, no entanto essa preocupação tem que ser voltada para os professores também. Pois, Pedro sugere que o atual professor deve construir a sua aula elaborando um planejamento baseado em projetos depesquisa dinâmica, deixando claro que prática e teoria não podem se separar.

Destaque, conforme afirma Demo, ‘’Entre nós, aprender coincide com ter aula, e assim está exarado na LDB, quando se estatuíram os 200 dias letivos. Confundiu-se, apressadamente, aula com aprendizagem, reproduzindo um dos estereótipos mais triviais da organização escolar e universitária, não só no professor, masigualmente nos pais: estes medem a aprendizagem de seus filhos pelas aulas e se irritam quando, por alguma razão, não há aula... Pode, porém, não ocorrer que aumentar aula signifique melhor aproveitamento...’’ (pág. 13)
Quanto ao aspecto de qualidade de ensino, Pedro diz que: ‘’Em geral, estudamos por obrigação, no dia antes da prova, premidos pelo tempo, e a contragosto. É raro o aluno que gosta deestudar. Decorre isto também de uma sociedade que não preza o conhecimento como referência fundamental das oportunidades da vida... Estudar implica esforço sistemático e permanente de reconstrução do conhecimento, na condição de sujeito que inova e se renova.’’
(pág. 29)

Síntese:
Introdução
Muita coisa mudou desde a época em que o autor estudava,ele gostaria de entender essas mudanças parapoder ser útil as futuras gerações.
A aprendizagem será em grande parte digital,os estudantes estudarão de outra forma,o tempo e o lugar ira depender da disponibilidade de cada um,precisaremos estudar a vida toda,ou seja de forma continua.
Na didática antiga o professor era o centro da atenção da disciplina,a agora o aluno deve ser o centro .
O estudo não é valorizado em nossa sociedade como évalorizado em outras,em essas que é valorizado suas universidades são de pesquisa aonde os leva a construir conhecimento com autoria. Em nossa cultura as universidades em sua maioria são de ensino,aonde estudar é assistir aula,assim não os tornando autores de idéias.
Estudar
Segundo Pedro Demo estudar depende muito de motivação,mas a motivação não é apenas estudar o que lhe dar prazerimediato,não podemos apenas estudar o que nos da prazer se isso fosse for de relevante importância,para estudar precisa-se de dedicação,esforço e renuncia,estudar traz consigo sacrifícios.
Neste capitulo o autor questiona o modo de como quase todos estudam,diz também que estudar é o que menos se faz em nossas escolas e universidades,pois nelas não se motiva a interpretação com autonomia,se ensina apenas areproduzir idéias.
Estudar não é comum entre os professores pois também foram ensinados por professores que não estudavam,foram formados por escolas instrucionistas que também não estimulavam a autoria.
Não se aprende sem estudar.
Pedro Demos diz que de modo geral entendemos que ter aula é aprender,assim quando aumentaram para 200 dias letivos acharam que em conseqüência disso iria se aumentar oaprendizado,sendo assim estudar não é o objetivo principal e sim ter aula.
O aumento nos dias letivos trouxe uma queda no rendimento dos alunos conforme os dados do inep,não se pode atribuir q queda apenas para o aumento dos dias letivos,mais isso implica que necessariamente ter aula não acarreta aprendizado.
Aprender é estudar
A aprendizagem não é resultado de instrução,a biologia já nos...
tracking img