Fichamento: o melhor de peter drucker; o homem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO: O MELHOR DE PETER DRUCKER; O HOMEM

PARTE 1: A GRANDE MUDANÇA NA SOCIEDADE
A cada poucas centenas de anos ocorre na história ocidental uma transformação siguinificativa. Atravessamos o que eu chamo de “limite”. Em poucas décadas, a sociedade se organiza – muda sua visão de mundo, seus valores básicos, sua estrutura social e política, suas artes, suas instituições fundamentais (p.23).
Ao contrário de ideólogos do século XIX como Hegel e Marx, que eram “simplificadores terríveis”, agora sabemos eu importantes fatos históricos raramente têm apenas uma causam ou apenas uma explicação. Eles costumam resultar da convergência de vários desenvolvimentos independentes e separados (p.27).
O conhecimento não podia ser aplicado em dezenas de milhares de pequenas oficinasindividuais e nas indústrias caseiras da vila rural. Exigia a concentração da produção sob um único teto (p.29).
Quando o conhecimento mudou seu siguinificado duzentos e cinqüenta anos atrás, ele começou a ser aplicado a ferramentas, a processos e a produtos. Ainda é o que siguinifica “tecnologia” para a maioria das pessoas e o que está sendo ensinado nas escolas de engenharia (p.31).
Os tecnólogos dãocréditos as maquinas, a economia e ao investimento de capital. No entanto, ambos foram tão abundantes nos primeiros cem anos da era capitalista , antes de 1880, quanto, têm sido desde então (p.35).
A maioria das pessoas quando ouve a palavra administração, ainda ouve ”Administração de empresa”. A administração emergiu pela primeira vez em sua forma atual nas organizações empresariais de grandeescala (p. 37).
PARTE 3: A PRODUTIVIDADE
Na sociedade das organizações, é seguro supor que tiver qualquer conhecimento terá de adquirir novos conhecimentos a cada quatro ou cinco anos ou ficara obsoleto (p.42)
Finalmente, toda organização terá de aprender a inovar—e a inovação agora pode—e deve — ser organizada como um processo sistemático (p.44).
O desempenho econômico é a principalresponsabilidade de uma empresa. De fato, uma empresa que não apresenta lucro pelo menos igual ao seu custo de capital é irresponsável; gasta recursos da sociedade (p.47).
No entanto, as forças de trabalho com atividades burocráticas e administrativas passaram a crescer a uma taxa muito mais rápida, desde a introdução da tecnologia de informação (p.54).
Costuma-se dizer que na era da informação todoempreendimento precisa se tornar uma instituição de aprendizagem. Também precisa se tornar uma instituição de ensino (p. 62).
4º CAPITULO: A EFICÁCIA A SER APRENDIDA*
A inteligência, a imaginação e o conhecimento são recursos essenciais, mas somente a eficácia os converte em resultados. Por si sós, eles impõem limites ao que pode ser atingido (p.63).
A motivação do trabalhador de conhecimentodepende de ele ser eficaz, de ser capaz de realizar. Se a eficácia está falando em seu trabalho, o compromisso dele com o trabalho e com a contribuição logo vacilarão, e ele tornará um escravo do tempo, cumprindo o seu horário das 9 às 18 horas.
5º CAPITULO: FOCO NA CONTRIBUIÇÃO*
Uma organização que apenas perpetua o nível de visão, de excelência e de realização de hoje perdeu a capacidade de seadaptar (p.78).
Para o trabalhador de conhecimento, focar a contribuição é extremamente importante. Isso por si só, pode lhe permitir dar uma contribuição (p.79).
PARTE 3: ADMINISTRE A SI MESMO
Análise de feedback pode indicar que há algo de errado na maneira como um individuo exerce o seu desempenho; raramente ela identifica a causa. No entanto, normalmente não é muito difícil descobri – lá (p.95)É também importante identificar de que forma se pode ter um bom desempenho e se é possível ter um bom desempenho em situação de stress, ou se é necessário um ambiente bem estruturado e previsível para isso (p.96).
As carreiras de sucesso não são planejadas. São as carreiras de pessoas que estão preparadas para as oportunidades porque conhecem suas forças, seus valores e suas maneiras de...
tracking img