Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO DE CITAÇÃO[1]



Claudia Santos da Silva[2]
Gêner Silva Lima[3]
Maria Aparecida Ferreira Santana Lima[4]
Sidinei Barbosa dos Santos[5]
Silvana dos Anjos Sofiati[6]
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução á teoria geral da administração. 6ª edição- Rio de Janeiro. Editora Campos, 2000.






















A ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS




Em uma época decomplexidades, mudanças e incertezas como a que atravessamos hoje, a Administração torno-se uma das mais importantes áreas da atividade humana. Vivemos em uma civilização na qual o esforço cooperativo do homem é a base fundamental da sociedade. E a tarefa básica da Administração é a de fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz. Seja nas industrias, comércios, organizações de serviçospúblicos, hospitais, universidades, instituições militares ou em qualquer outra forma de empreendimento humano, a eficiência e eficácia com as pessoas trabalhando em conjunto para conseguir objetivos comuns depende diretamente da capacidade daqueles que exercem função administrativa.(CHIAVENATO, p. 5)


A Administração,(sic) como veremos adiante, está sendo considerado a principal chave para asolução dos mais graves problemas que atualmente afligem o mundo moderno. (CHIAVENATO, p. 5)

Peter Drucker, autor neoclássico, afirma que não existem países desenvolvidos e países subdesenvolvidos, e sim países que sabem administrar a tecnologias e os recursos disponíveis e potencias e países que ainda não o sabem. Em outros termos, existem países administrados e paísessubadministrados. O mesmo ocorre com as organizações. (CHIAVENATO, p. 5,6)

O trabalho do administrador em qualquer organização – seja ele um supervisor de primeira linha ou dirigente Maximo da organização – é essencialmente o mesmo. Qualquer que seja a posição ou nível que ocupe, o administrador alcança resultados através da efetiva cooperação dos subordinados. Toda organização, seja elaindustrial ou prestadora de serviço, precisa ser administrada para alcançar seus objetivos com a maior eficiência e economia de ação e recursos.(CHIAVENATO, p. 6)



Conteúdo é Objetivo de Estudo da Administração

A palavra administração vem do latim ad ( direção, tendência para ) e minister ( subordinação ou obediência ) e significa qualquer que realizar uma função abaixo do comando deoutrem.(CHIAVENATO, p6,7)

Assim administração é o processo de planejamento, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos afim de alcançar objetivos. (CHIAVENATO, p7)

A teoria geral de administração começou com a ênfase nas tarefas ( atividades executadas pelos operários em uma fabrica), através da administração cientifica de Taylor . A seguir, a preocupação básica passou para ênfasena estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria da burocracia de Weber, seguindo se mais tarde a teoria Estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria das relações humanas, mais tarde desenvolvida pela teoria comportamental e pela teoria de desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a teoria de sistemas, sendo completadapela teoria da contingência. (CHIAVENATO,p8).



O Estado Atual da Teoria geral da Administração

A TGA estuda a administração das organizações e empresas do ponto de vista da interação e interdependência entre as cinco variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente. Elas constituem os principais componentes no estudo de administração das organizações eempresas. O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo: cada um influência e é influenciado pelos outros. Modificações em um componente provocam modificações em maior ou menor grau nos demais. O comportamento de seu conjunto é diferente da soma dos comportamentos de cada componente considerado isoladamente. Na realidade, a adequação e integração entre essas cinco variáveis constitui o...
tracking img