Juda e tamar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Judá, um dos filhos de Jacó, resolveu morar distante da sua família. Casou-se com uma mulher cananéia e teve filhos. Seu primeiro filho, chamado Er, casou-se com uma jovem de nome Tamar. Mas a Bíbliaconta que Er "era perverso perante o Senhor, pelo que o Senhor o fez morrer" (Gênesis 38.7).

Diante disso, Judá deu sua nora ao seu outro filho, chamado Onã, para dar descendentes ao irmão morto,conforme o costume da época. Mas Onã, sabendo que os filhos não seriam considerados seus, mas do irmão, em todas as vezes que possuía Tamar tomava providências para que ela não ficasse grávida. Issofoi muito mau aos olhos de Deus, de modo que Onã também morreu.

Então Judá prometeu a Tamar que quando seu filho mais novo se tornasse homem, ela seria entregue a ele. Porém, não nos parece queJudá estivesse disposto a arriscar a vida de mais um filho. Também não parece que Judá desejava dizer isso abertamente a Tamar, pois foi protelando o cumprimento da sua promessa mesmo quando seu terceirofilho tornou-se homem.

Na época da tosquia das ovelhas, quando também havia em Canaã cultos que envolviam prostituição cultual, Tamar soube que Judá, agora viúvo, seguia para a cidade de Timna.Então ela, usando um véu, se disfarçou de prostituta cultual e ficou no caminho que Judá passaria. Vendo-a, Judá lhe propôs deitar-se com ele em troca de um cabrito que mandaria buscar. Tamar, sem serreconhecida, pediu que Judá lhe entregasse seu selo, seu cordão e seu cajado como garantia do pagamento. Assim Judá se deitou com Tamar e ela ficou grávida. Quando Judá mandou que fosse entregue à moçao cabrito combinado, ela não foi mais encontrada.

Três meses depois, Judá soube que Tamar havia engravidado e ficou furioso diante do adultério da moça. Quando Judá ordenou que Tamar fossequeimada como punição, ela tomou o selo, o cordão e o cajado de Judá e disse que estava grávida do dono daqueles objetos. Judá os reconheceu como sendo dele e imediatamente percebeu que o culpado disso...
tracking img