Fichamento: o conceito de linguagem em bakhtin (luis filipe ribeiro)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento: O conceito de linguagem em Bakhtin (Luis Filipe Ribeiro)

É sempre um desafio perguntar sobre a obra de Bakhtin, pois todo movimento permanente não é lugar sólido para construçõesformais e se alguma coisa tem traços de seu pensamento que é uma adesão inconteste à filosofia do movimento. Definitivo não é algo que faça parte da obra de Mikhail Bakhtin. Tudo muda, sofre alterações noquadro histórico onde as atitudes humanas se desdobram.
É dos diálogos discordantes que a linguagem pode vir fazer a surgir à chance do entendimento desse fenômeno central tanto na vida social, comona pessoal.
Ferdinand de Saussure fundou a lingüística tradicional e tinha o pensamento de aproximar-se do fenômeno da linguagem.
O movimento epistemológico genebriano aceita que a linguagem não éigual à língua, que é apenas uma parte da linguagem que é muito mais vasta. Já a lingüística estuda uma parte da linguagem e não ela toda, sendo um “produto social da faculdade da linguagem e umconjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social para possibilitar o exercício de tal faculdade pelos indivíduos” (p2).
Saussure descarta a possibilidade de um conhecimento científico dalinguagem humana e assim determina o estudo do seu aparato técnico e para ele além da linguagem e da língua, existe também a fala que é um exercício individual que fica dentro dos limites da língua quenão requer estudo lingüístico.
Bakhtin é tido como filósofos da linguagem por que ele não aceita as premissas da lingüística colocadas por Saussure. A proposta teórica de Bakhtin é entender nofundamental o exercício da linguagem humana por parte dos sujeitos. Para Saurrure o objeto real que temos para entender o fenômeno da linguagem humana é o exercício da fala na sociedade. Ele afirmava “não éobjeto que precede o ponto de vista, mas é o ponto de vista que cria o objeto” e seu método era o positivismo e quantitativo, só sendo real e material aquilo que pode ser medido, pesado, tocado,...
tracking img