Fichamento a ascensao da classe criativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhembi Morumbi
Escola de artes, Arquitetura, Design e Moda
Negocios da moda - MA7
Beatriz Pizzinatto Filleti - RA 10104452
A ASCENSÃO DA CLASSE CRIATIVA

1- FLORIDA, Richard L. A ascensão da classe criativa: e seu papel na transformação do trabalho, do lazer, da comunidade e do cotidiano. Tradução: Ana Luiza Lopes. Porto Alegre, RS: L&PM, 2011.

2- Palavras -chave: Economia, Criatividade, Diversidade.

3.1-Capitulo 1- A transformação do cotidiano
“A criatividade é multidimensional e se apresenta de diversas formas que se potencializam. É um erro pensar, como muitos, que ela se limita a criação de inventos espalhafatosos, novos produtos ou novas empresas.
Na economia de hoje, a criatividade é generalizada e continua: estamos sempre revendo eaprimorando cada produto, cada processo e cada atividade imaginável, e integrando-os de novas maneiras. Alem disso, a criatividade tecnológica e econômica é fomentada pela criatividade cultural e interage com ela. Esse diálogo é evidente no surgimento de novas áreas como a computação gráfica, a musica digital e a animação.” (FLORIDA, Richard. p. 5).

“As profundas e duradourastransformações da nossa era não são tecnológicas, mas sociais e culturais. Não é fácil percebê-las, pois são consequência do acumulo de pequenas mudanças graduais no dia a dia. Essas transformações foram se desenvolvendo ao longo de décadas, mas só agora estão vindo à tona.” (OP CIT. p. 17).

3.2 – Capitulo 2 - Ethos criativo
 “A criatividade se vale de modo crucial das nossas habilidades triviais. Poder deobservação, memória, visão, fala, audição, compreensão, linguagem e capacidade de fazer analogias: todas essas faculdades do homem comum são importantes”. (BODEN, Margaret. p. 32).

“Um intelecto que tenha acumulado diversas experiências e perspectivas favorece a criatividade. [Isso esta] relacionado à mente que demonstra interesses e conhecimentos diversos”. (SIMONTON, Dean Keith. p. 33).3.3 – Capitulo 3 - A economia criativa
“As ideias mais importantes de todas são as metaideias” isto é “as ideias de como dar suporte a produção e transmissão de outras ideias”. (ROMER, Paul. p. 48).

“Uma empresa não chega a lugar nenhum se a responsabilidade de pensar fica exclusivamente nas mãos da gerencia. Todos precisam contribuir, e a contribuição dos funcionários menos qualificados nãopode ser só trabalho braçal.” (MORITA, Akio. p. 53).

“Com base nos estudos de historiadores como Joel Mokyr, Nathan Rosenberg, David Landes, Jared Diamond e outros, tentarei demonstrar que quatro períodos de transição cruciais estavam associados a avanços em meio de mobilizar a criatividade: o surgimento da agricultura organizada, a ascensão de um sistema moderno de comercio e especialização,o surgimento do capitalismo industrial e a ascensão da era organizacional”. (FLORIDA, Richard. p. 56).

3.4 – Capitulo 4 - A classe criativa
“A classe criativa é formada por pessoas que agregam valor econômico por meio da sua criatividade”. (FLORIDA, Richard. p. 68).

De acordo com pesquisas e entrevistas do autor ele classifica a classe criativa em três categorias, sendo elas:Individualidade, Meritocracia e Diversidade e abertura. (OP CIT. p. 77 - 79).

3.5 – Capitulo 5 - A linha de montagem e o salão de beleza

“O dinheiro nunca foi suficiente para motivar pessoas criativas. Isso depende de recompensas intrínsecas e esta relacionado ao teor bastante criativo de seu trabalho”. (FLORIDA, Richard. p. 87).

3.6 – Capitulo 6 – O mercado de trabalho horizontal
“Nos últimosanos, o plano de carreira típico tem sido este: as pessoas trocam empregos insípidos em grandes empresas por startups de alta tecnologia porque isso é emocionante e bacana, alem de prometer liberdade e riqueza instantânea”. (FLORIDA, Richard. p. 103).

“As pessoas não ficam mais amarradas às empresas. Em vez de ascender verticalmente numa única organização, elas se movem lateralmente, vão de...
tracking img