UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE ARQUITETURA


HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO II
Márcia Santanna





FICHAMENTO
“Considerações Sobre o Ecletismo na Europa”
Luciano Patetta


Juliana Aquino





Salvador - Bahia
8 de janeiro de 2013
FICHAMENTO

PATETTA, Luciano. Considerações sobre o Ecletismo na Europa. In: FABRIS, Annateresa (Org.) Ecletismo naArquitetura Brasileira. São Paulo: Nobel; Edusp, 1987. p. 11-25.
Arquiteto e professor de História da Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Politécnica de Milão, Luciano Patetta escreveu sobre a arquitetura do século XIX, defendendo as contribuições da cultura eclética que até hoje constituem um precioso patrimônio.
A partir do final do século XIX, os estilos que antes eram criticados erepudiados, como o Barroco, o Neoclassicismo, o Art nouveau e o Ecletismo passaram a ser reavaliados pela historiografia arquitetônica, visando reconstituir os fatos e aprofundar as problemáticas do Neoclassicismo e do Ecletismo.
Primeiramente, os dois estilos foram considerados como experiências subsequentes e até mesmo antitéticas. Após a adoção dos termos “clássico” e “romântico” pela crítica, oaprofundamento do significado da imitação, a descoberta da lógica entre a arquitetura, a ética, a sociedade e a política e o entendimento de que a burguesia era a única clientela, o período entre a metade do século XVIII e o início do século XX passou a ser interpretado como um período com continuidade histórica, com origem na crise da tradição clássica. Esse período foi marcado por umaheterogeneidade de manifestações e inquietude intelectual, porém com uma característica comum a toda arquitetura burguesa, a estilização, que aproxima arquitetos de diferentes épocas através da simplificação de elementos arquitetônicos, criando uma linguagem coletiva e formas universais.
O pensamento comum do período era de que a arquitetura deveria ceder às exigências da produção em massa. Através de [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 07). Ecletismo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ecletismo/31491514.html

MLA

"Ecletismo" TrabalhosFeitos.com. 07 2013. 2013. 07 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ecletismo/31491514.html>.

MLA 7

"Ecletismo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2013. Web. 07 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ecletismo/31491514.html>.

CHICAGO

"Ecletismo." TrabalhosFeitos.com. 07, 2013. Acessado 07, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ecletismo/31491514.html.