Ecletismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1179 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 23 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE ARQUITETURA


HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO II
Márcia Santanna





FICHAMENTO
“Considerações Sobre o Ecletismo na Europa”
Luciano Patetta


Juliana Aquino





Salvador - Bahia
8 de janeiro de 2013
FICHAMENTO

PATETTA, Luciano. Considerações sobre o Ecletismo na Europa. In: FABRIS, Annateresa (Org.) Ecletismo naArquitetura Brasileira. São Paulo: Nobel; Edusp, 1987. p. 11-25.
Arquiteto e professor de História da Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Politécnica de Milão, Luciano Patetta escreveu sobre a arquitetura do século XIX, defendendo as contribuições da cultura eclética que até hoje constituem um precioso patrimônio.
A partir do final do século XIX, os estilos que antes eram criticados erepudiados, como o Barroco, o Neoclassicismo, o Art nouveau e o Ecletismo passaram a ser reavaliados pela historiografia arquitetônica, visando reconstituir os fatos e aprofundar as problemáticas do Neoclassicismo e do Ecletismo.
Primeiramente, os dois estilos foram considerados como experiências subsequentes e até mesmo antitéticas. Após a adoção dos termos “clássico” e “romântico” pela crítica, oaprofundamento do significado da imitação, a descoberta da lógica entre a arquitetura, a ética, a sociedade e a política e o entendimento de que a burguesia era a única clientela, o período entre a metade do século XVIII e o início do século XX passou a ser interpretado como um período com continuidade histórica, com origem na crise da tradição clássica. Esse período foi marcado por umaheterogeneidade de manifestações e inquietude intelectual, porém com uma característica comum a toda arquitetura burguesa, a estilização, que aproxima arquitetos de diferentes épocas através da simplificação de elementos arquitetônicos, criando uma linguagem coletiva e formas universais.
O pensamento comum do período era de que a arquitetura deveria ceder às exigências da produção em massa. Através de novasregras e imposição de limites para as criações foi desenvolvido o fundamento para a metodologia profissional para os projetistas profissionais.
Apesar da grande variedade de pesquisas estilísticas e das contradições formais da época, além da simultaneidade de vários revivals, era o Ecletismo o estilo do século XIX, que não era percebido pelos grandes profissionais da época. Tendo como clientela aburguesia em ascensão, exigente por novas tipologias e avanços técnicos, o Ecletismo era a cultura do conforto, do progresso e da moda, com a junção de todas as expressões formais num único estilo.
A arquitetura eclética organizava elementos lexicais dos mais variados tipos, recolhidos de todas as épocas e regiões, de acordo com três principais correntes ideológicas: composição estilística,historicismo tipológico e pastiches compositivos. Na composição estilística trabalha-se dentro de um único e preciso estilo arquitetônico; no historicismo tipológico adota-se a linguagem estilística de acordo com a finalidade do edifício “reencontrando, na Idade Média, os traços místicos e a religiosidade para as novas igrejas; na Renascença, as características áulicas elegantes para os edifíciospúblicos, no Barroco, ou nos estilos orientais, a festividade exigida pelos equipamentos de lazer, no Classicismo pesado do coríntio romano, o caráter apropriado aos solenes edifícios do Parlamento, dos Museus e dos Ministérios”. A corrente dos pastiches compositivos segue uma linha mais livre, com liberdade criativa para inventar soluções estilísticas e estruturais novas para as edificações.
Comocaracterísticas do século XIX podem ser citadas: os modelos arquitetônicos, ainda que fossem réplicas de monumentos antigos, pareciam tão diferentes dos originais que tornaram-se protótipos do século XIX; a produção industrial impôs, dentre outras coisas, a mecanização da arte e a economia nos canteiros de obras. Os elementos metálicos surgiram como elementos estranhos às formas e características...
tracking img