Fichamento stuart hall

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO

O autor inicia o texto com uma introdução sobre o que o livro irá tratar. Logo de início, sabe-se que a questão da identidade irá ser discutida. Ele aponta que ela é um dos pontos quese tratam apenas quando se encontram em algum tipo de crise. Esta crise está provocando descentralizações internas e externas, em nível de sujeito e de sociedade. Como ele aponta “as identidadesmodernas estão sendo “descentradas” isto é, deslocadas ou fragmentadas”.
Um mudança se encontra em processo desde o final do século 20. Antes, aquelas referências que nos localizavam firmemente nasociedade, se fragmentam, e acabam afetando diretamente em nosso modo de nos pensar como uma unidade. Se deslocam ao mesmo tempo, porque não haveria de ser de outra forma, sujeito e sociedade, o que criano indivíduo uma “crise de identidade”. (pág.9)
Para que seja feito o desenvolvimento do tema, Stuart Hall expõe três concepções de identidade. A primeira delas remete ao iluminismo, onde se tinha oindivíduo como possuidor de uma integralidade, composto por um núcleo que se constituiria imutável pelo resto de sua vida. A concepção sociologia adiciona a este núcleo os resultados da interação deindivíduo com sociedade, interação essa que vai incidir diretamente na constituição da identidade, que agora já se tem por mutável. Na pós-modernidade, portanto, o indivíduo é detentor de inúmerasidentidades. Identidades que muitas vezes se contradizem, não se encontram em harmonia, desconstruindo a imagem de centralização que existia anteriormente, pois agora se entende que a identidade “édefinida historicamente, e não biologicamente”.
Reafirmando o caráter fluido da pós-modernidade, que Bauman denomina de “modernidade líquida”, Stuart Hall aponta as características de mutabilidade erapidez permanentes dessas sociedades.
Essa sociedade tem um centro deslocado, o que não significa dizer que ela o terá substituído. Na realidade, esse centro irá se compor de muitos outros centro de...
tracking img