Fichamento - metodologia do ensino da arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologia do Ensino de Arte – M. Heloísa Ferraz, M. Fusari – resenha

Qual o objeto de estudo do ensino de arte? Na formação de professores do magistério as vivências em arte e a teoria são fundamentais, bem como “compreender e atuar com a arte na vida infantil”. Observando a imaginação da criança e ajudando a desenvolvê-la podem-se aprimorar suas “habilidades perceptivas, analíticas ecríticas”. O professor deve também conhecer a trajetória histórica das metodologias em arte.

PARA FAZER PENSAR UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTE

“o papel da arte na educação é grandemente afetado pelo modo como o professor e o aluno veem o papel da arte fora da escola”. “Mesmo sem o saber vamos nos educando esteticamente, no convívio com as pessoas e as coisas”.
“As vivências emotivas e cognitivastanto dos fazeres quanto de análises do processo artístico nas modalidades artes visuais, música, teatro, dança, artes audiovisuais devem abordar os componentes artistas-obras-público-meios de comunicação e suas maneiras de interagir na sociedade”. Será necessário pensar na articulação entre artistas-obras-público-meios de comunicação no hoje e na história. Saber o que desse processo desejamos quepermaneça e o que mudaremos.
A arte deve mobilizar a educação escolar em arte. Na escola, as crianças podem “efetivamente vivenciar e entender o processo artístico e sua história”. E o fazer artístico fora da escola deve também ser considerado ponto de referência. O professor deve sempre se aperfeiçoar; passar o conhecimento, mas mediar a relação entre as matérias e o aluno, investigar objetivos emétodos eficazes. O professor necessita graduar prática e apreciação de arte, considerar o mais simples e o mais complexo, levando em conta a idade e a cultura.
Ao levarmos em conta os interesses estéticos dos alunos, quadrinhos, colcha da vovó, grafite ou incluindo arte popular, não podemos esquecer que se pode proporcionar mais incluindo artes, seus períodos e, mais ainda, se vincularmos umprocesso educativo a tudo isso: aprendizado e elaboração em arte mais que desenvolvimento pessoal de qualidades.
Thomas Munro: “A experiência estética não é necessariamente derivada da arte, mas a arte é uma das principais fontes da mesma”. “O desenvolvimento estético implica numa ampliação persistente, continuada do poder de discriminação a respeito das qualidades perceptuais das imagens [e dossons, cenas, falas, movimentos corporais], e num crescimento de um complexo e organizado poder de percepção e composição”.

A EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTE TEM UMA HISTÓRIA

No XIX, a criação da escola de Belas Artes no Rio (1816), a presença da missão francesa e de artistas europeus de renome foram importantes; o ensino do desenho visava a preparação para o mercado de trabalho
No XX, a semana de 22,a criação de universidades, o surgimento das Bienais, os movimentos estudantis ligados a cultura popular, a contracultura, a pós-graduação em arte nos anos 80; princípios do liberalismo (aptidões individuais) e positivismo (exatidão) por um lado e experimentação psicológica influenciado educação escolar.
Outros fatores: A implantação da educação artística nas escolas nos anos 70. Movimento deorganização de educadores nos 80. A nova lei de diretrizes e bases da constituição de 88. Os cursos de pós em arte. As novas concepções estéticas influenciando a arte e a educação. O debate sobre metodologias e conceitos a partir dos 80.
Hoje propostas refletem atuações em arte e são baseados:
Nas necessidades dos alunos (culturais, ambientais, psicológicas).
Na arte como sistema próprio deconhecimento.
Na percepção e verbalização dos alunos como base da experiência estética.
Na interdisciplinaridade dos métodos de ensino de arte.
Na necessidade de mudanças na formação dos professores de arte.
Algumas tendências no ensino da arte: a pedagogia tradicional, a pedagogia nova, a pedagogia tecnicista.
No XIX se preparavam habilidades gráficas para o trabalho. As mulheres ricas...
tracking img