Fichamento identidade e etnia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RODRIGUES BRANDÃO, Carlos. O outro: esse difícil. In. Identidade e etnia; Construção da pessoa e resistência cultural; Campinas, 1982 – 1985. p1 a p4.

“O diferente é o outro, e o reconhecimento dadiferença é a consciência da alteridade: a descoberta do sentimento que se arma dos símbolos da cultura para dizer que nem tudo é o que eu sou e nem todos são como eu sou.” (pág. 1)

Apesar dosdiscursos de igualdade perante a sociedade, somos diferentes, tanto pelo manifesto cultural de cada um, costumes, quanto pela personalidade e características próprias.

“O outro sugere ser decifrado,para que os lados mais difíceis de meu eu, do meu mundo, de minha cultura sejam traduzidos também através dele, de seu mundo e de sua cultura.” (pág. 1)

É preciso entender e aceitar o outro, paraser entendido e aceito por ele.

“(...) os grupos humanos não hostilizam e não dominam o “outro povo” porque ele é diferente. (...) tornam-no diferente para fazê-lo inimigo. Para vencê-lo e subjugá-loem nome da razão de ele ser perversamente diferente e precisar ser tornado igual: “civilizado”.” (pág. 1)

O outro, quando minoria, são vistos pela maioria, como não-civilizados.

“O artifício dodomínio – aquilo que é real sob os disfarces dos “encontros de povos e culturas diferentes” – é o trabalho de tornar o outro mais igual a mim para colocá-lo melhor no meu serviço.” (pág. 2)

“Aosíndios se “reduzia”, se “aldeava”, se “civilizava”. Não para serem iguais aos brancos, sendo índios, mas para serem desiguais sem tantas diferença e assim servirem melhor, mortos ou subjugados, aosinteresses dos negócios dos brancos.” (pág. 2)

A civilização por parte da maioria à minoria diferente, se baseava apenas nos interesses dos negócios. Ato mais que capitalista, desumano. Talvez“desumano” não seria o termo, já que sabemos o grande mal do ser humano.

“(...) um exercício de compreensão: 1) do modo como as sociedades constroem a idéia de pessoa; 2) de como a identidade se...
tracking img