Fichamento filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
I. O que é uma ação moral?

- Nossas ações podem ser motivadas por determinados costumes e tradições do lugar onde nascemos. (p.1)

- Agir de acordo com os costumes e tradições não é suficiente para fazer de uma ação uma ação moral. (p.1)

1- Kant: O filósofo da moral
- Durante a Idade Média, a visão teocêntrica do mundo fez com que os valores religiosos impregnassem as concepçõeséticas, de modo que os critérios do bem e do mal se achavam vinculados à fé e dependiam da esperança de vida após a morte. (p.2)

- A partir da Idade Moderna, a moral se torna laica. Ou seja, ser moral e ser religioso não são polos inseparáveis, sendo possível que um homem ateu seja moral.

-A maior expressão do pensamento iluminista se encontra em Kant. Para ele a razão não é só a capacidade humanade conhecer o mundo.

- A razão é também a capacidade humana de discernir uma ação moralmente boa de uma ação moralmente má. É por ser racional que o homem cria distinções entre o certo e o errado, o bom e o mau. (p.3)

-Para Kant, todo ser humano distingue o certo do errado. Essa capacidade nós não aprendemos com ninguém, mas ela pertence à própria natureza humana.

- O ser humano não ésomente um ser racional, também somos seres naturais, submetidos à causas da Natureza.

- A natureza nos impele a agir por interesse. Esta é a forma natural do egoísmo, que nos leva a usar coisas e pessoas, como meios e instrumentos para o que desejamos. (p.3)

- O termo “dever” implica a presença de duas forças contrárias. Esse termo sugere que essas duas forças vivam em constante conflito.2- Moral, Intenção e Religião
- A ação moral tem um fim em si mesmo, ela não é um meio para se atingir algum fim.

- No entanto, para Kant ideias e princípios religiosos não são necessários para o homem agir moralmente. (p.6)

- Deste modo, um descrente que não possui religião, não agirá de modo imoral só por causa disso. (p.6)

- Kant entende que a religião pode fornecer exemplos quesirvam de estímulos. (p.6)

3- Moral e Felicidade
- O fato do homem poder se guiar pela razão agindo moralmente, não garante a ele uma vida feliz. (p.7)

- Apesar da ação moral não garantir a felicidade e não ser motivada por uma busca da felicidade, Kant julga que o individuo que age moralmente é digno de ser feliz, isto é, ele merece ser feliz. (p.7)

II. Política se discute
- Falarde política não é só conversar sobre quem você vai votar. (p.9)

2- O quê a filosofia tem a dizer sobre política?
- Participamos da política ao votar, ao participar de uma greve, conversando sobre a situação de insegurança do bairro, ou da situação de abandono da saúde pública.Estamos o tempo todo discutindo política de maneira informal, mesmo sem saber que estamos fazendo isso. (p.11)

-Existe outra maneira de se falar de política. A filosofia busca, por exemplo, falar sobre política formulando explicações cientificas.

3- Aristóteles: O homem é um animal político
-As principais ideias da filosofia política de Aristóteles foram escritas no livro A política. (p.12)

- Aristóteles vê a evolução da sociedade como uma passagem gradual de uma sociedade menor para uma mais ampla.Os homens seriam para Aristóteles por natureza “animais políticos”. Sendo o Estado resultado do desenvolvimento dessa natureza humana.(p.12)

- Os estados podem ser organizados em diversas formas de governo.Hoje no Brasil, o governo é organizado na forma de uma democracia.Aristóteles foi um dos primeiros filósofos a elaborar um estudo sobre. (p.12)
4- A política e a moral: Maquiavel
- Afilosofia política moderna começa com a obra de Maquiavel.(p.13)
-Maquiavel faz uma análise do homem considerando-o a partir do egoísmo. (p.13)
-Se para Aristóteles e para o pensamento greco-cristão no geral o homem buscava a vida em sociedade, o bem viver como algo natural, para Maquiavel “os homens tendem à divisão e à desunião”. (p.13)
-Seu livro mais conhecido, O Príncipe, é um conjunto...
tracking img