Nazismo - tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO

Existem inúmeras definições para a palavra ideologia. Podemos simplificar e dizer que ideologia constitui uma visão de mundo aceita por uma parcela da sociedade em um determinado momento histórico.
Ideologias são instrumentos políticos poderosos.
A história contemporânea é repleta de exemplos do uso de ideologias como justificativa para o domínio ouextermínio de grupos ou povos.
No século XIX, por exemplo, a política imperialista dos países europeus era justificada por teorias racistas que afirmavam a superioridade do homem branco, civilizado e superior em detrimento dos povos africanos, atrasados e inferiores.
No século XX, assistimos ao surgimento da ideologia nazista que afirmava a superioridade de uma única raça, a raça ariana. Em 1945, onazismo foi derrotado na Segunda Guerra Mundial, mas parece que ele não morreu.
Recentemente testemunhamos o renascer da ideologia nazista com o surgimento de grupos neonazistas, no cenário mundial e no Brasil.
No Brasil, "carecas", "skinheads" e "white power" são alguns nomes que designam grupos que atuam nos grandes centros urbanos promovendo ataques verbais, pichações e agressões físicasdirecionadas principalmente contra migrantes nordestinos, negros, a comunidade judaica e homossexuais.
Como é possível explicar o renascimento dessa ideologia que tanto mal causou em um passado recente?
O que leva um jovem a ingressar nesses grupos e praticar atos de extrema violência contra seus semelhantes?
O que alimenta esse ódio?
Como combatê-lo?
Na tentativa de responder a essas e outrasquestões, escolhemos como tema para nosso trabalho de conclusão de curso, os grupos neonazistas no Brasil. Suas origens, princípios, motivações e comportamentos.
Inicialmente realizamos um levantamento histórico sobre os princípios do nazismo e os instrumentos que utilizou  para submeter os indivíduos a um líder e uma causa. A seguir como ocorreu o renascimento dessa ideologia no mundo e, no Brasil.Em destaque, o grupo neonazista, por excelência, o White Power.
Concluímos o trabalho apresentando nossa sugestão de como poderemos atuar visando combater o crescimento desse mal nos dias atuais.

CAPÍTULO 2 A IDEOLOGIA NAZISTA

Para compreender como é possível a existência, na atualidade, de grupos neonazistas é necessário voltar no tempo e buscar suas raízes na Alemanha apósa Primeira Guerra Mundial. Como surgiu, os princípios que defendia bem como as nefastas consequências do nazismo é o que abordaremos resumidamente neste capítulo.

2.1 Breve Histórico

Adolf Hitler, o ideólogo do nazismo, nasceu no dia 20 de abril de 1889 na cidade de Braunau, na Áustria. Viveu a infância com seus pais em Linz. Amava a mãe, mas teve sérios desentendimentos com o paique queria que ele seguisse a carreira paterna de funcionário publico, porém Hitler queria ser pintor. Ele tentou ingressar na Academia de Belas Artes de Viena, mas não conseguiu. Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial entrou para o exército, atingindo o posto de Cabo.
Com o fim da guerra, uma Alemanha derrotada e destruída se vê submersa no caos político e econômico. As enormes indenizaçõesde guerra, impostas pelo Tratado de Versalhes, agravavam as dificuldades econômicas do país. Em 1923, a taxa de inflação chegou a atingir mais de 30.000% ao mês. (CAMPOS, F.2000)
Em 1919, em meio à instabilidade política do pós-guerra, foi fundado o Partido dos Trabalhadores Alemães e, em sua primeira reunião, Hitler já se filia ao partido. Em 1920 é transformado em Partido Nacional Socialistados Trabalhadores Alemães (National Sozialistische Deutsche Arbeiter), popularmente chamado de nazi. (VICENTINO, C. 2008)
Em 1921 Hitler é nomeado presidente do partido e tenta mobilizar as massas descontentes alimentando um nacionalismo extremado e o sentimento de revanche pelas perdas na Primeira Guerra.
Em 1923, os nazistas sob a liderança de Hitler, tentaram assumir o poder. Foi o “Putsch...
tracking img