Fichamento Dos Deveres C Cero

5821 palavras 24 páginas
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E JURÍDICAS CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: Direito Processual Penal
PROFESSOR: Issac Newton Belota Sabba Guimarães
FICHA DESTAQUE – REFERENTE DE OBRA CIENTIFICA
1. NOME: Stephani Caroline Huber
2. OBRA EM FICHEMENTO: Cícero. Dos Deveres. São Paulo: Martin Claret, 2001.
3. ESPECIFICAÇÃO DO REFERENTE UTILIZADO: Destaques das partes mais importantes encontradas no livro segundo o fichador.
4. DESTAQUES CONFORME O REFERENTE:

4.1 “Ali, na meditação e no estudo, passou também a juventude; ali traçou os primeiros ensaios de uma inteligência primaveril que, ao madrugar, já podia gabar-se da valente façanha de “ter composto quinhentos versos, de uma assentada, numa noite de insônia”. Mas destes precoces torneios florais mal se aperceberam os contemporâneos; e deles disseram os pósteros, pela boca malédica de Juvenal, que ‘‘se em versos de igual quilate houvesse Cícero escrito as suas orações, teria escapado certamente à inveja de seus amigos e à sanha de seus inimigos. ” (p. 16-17)
4.2 “Embebe-se nas claridades espirituais de Atenas, e ei-lo agora quase miraculosamente transforma­ do no polígrafo incomparável — cuja pena vai passear, luminosa e triunfal, pelos dilatados domínios da Gramática e da Retórica, da Filosofia e da Religião, da Ética, da Jurisprudência e da Política. ” (p. 17)
4.3 “[...] ‘ser costume dos homens não tolerar que alguém por múltiplos méritos seja excelente. ’” (p. 17)
4.4 “Homines novus, mas também “ambicioso metódico”, para servir- nos de uma moderna classificação, Cícero, em plena e radiosa mocidade, vai bater às portas do Fórum. E nisso acertou; porque o Fórum foi o procênio suntuoso de sua celebridade, a estrada larga para as suas mais lídimas glórias; tanto é verdade que, já naquele tempo, era a corporação dos advogados e dos

Relacionados

  • economia
    97056 palavras | 389 páginas
  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas