RESENHA SERGIANO

925 palavras 4 páginas
O CONCEITO DE REGIÃO E SUA DISCUSSÃO
O autor na introdução desse capítulo do texto, vai buscar esclarecer que o conceito de região não se restrige em quanto a sua aplicação, na área somente da geografia e se abrangendo a outras áreas do conhecimento e ao senco comum, em cada área ela tem um significado diferente. No decorrer do primeiro tópico o autor fará uma linha histórica da origem e da utilização do conceito de região.
Reconheçendo a existência da noção de região em outros domínios que não os da ciência. Variedade de seu emprego no âmbito da própria ciência e particulamente na geografia.
A geografia deve procurar nos diferentes usos, correntes do conceito de região, suas diferentes operacionalidades, ou seja, os diferentes recortes que são criados e suas respectivas instrumentalidades.
Tantas vezes se transformou em um campo de controvérsias na geografia sobre a melhor definição para o conceito de região
Discentir os sentidos diferentes que podem existir na noção de região nas diversas esferas onde ela é utilizada, no senso comum, como vocábulo de outras disciplinas e, o mais importante, na variedade de acepções que ela possui na geografia.
Aos diversos contextos no qual esta noção serve como elemento-chave de um sistema explicativo, contextos políticos, políticos-institucionais, econômicos e culturais.

ALGUNS IMPORTANTES ANTECEDENTES
Alguns filósofos interpretam a emergência do conceito de região no Império Romano como uma necessidade de um histórico em que, pela primeira vez, surge, de forma ampla, a relação entre a centralização do poder de um local e a extensão dele sobre uma área de grande diversidade social, cultural e espacial.
Outro ponto importante que o autor aprensenta, que na minha visão e importante e a questão entre a centralização, a uniformização administrativa e a diversidade espacial, diversidade física, cultural, econômica e política, sobre a qual este poder centralizado deve ser exercido. Este período da formação dos Estados-Modernos

Relacionados

  • Resenha: ‘ nossas práticas, nossos desafios: um olhar por dentro de si ’. (vânia alves martins chaigar)
    762 palavras | 4 páginas
  • Resenha: ‘ a formação do professor de geografia— algumas reflexões’. (josé willian vesentini)
    764 palavras | 4 páginas
  • Resenha: ‘ a formação geográfica e pedagógica doprofessor ’. (nídia nacib ponuschka)
    1001 palavras | 5 páginas