Fichamento do texto: psicologia de grupo e análise do ego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1
REFERÊNCIA: O Conceito de Grupo em Freud. (texto: Psicologia de Grupo e Análise do Ego in_ FREUD. S. Psicologia de Grupo e Análise do Ego. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Vol. XVIII (1925-1926). Rio de Janeiro: Imago, 1996).

PSICOLOGIA DE GRUPO E A ANÁLISE DO EGO I INTRODUÇÃO - “A psicologia individual relaciona-se com o homem tomado individualmente eexplora os caminhos pelos quais ele busca encontrar satisfação para seus impulsos pulsionais”. No sentido

ampliado é ao mesmo tempo psicologia social, pois algo mais está envolvido na vida mental do indivíduo, como as relações com os pais, os irmãos, com a pessoa amada, com os amigos e com o seu médico; enfim, todas as relações que constituíram o principal tema da pesquisa psicanalítica podemreivindicar serem consideradas como fenômenos sociais. (pág. 81) “A psicologia de grupo interessa-se assim pelo indivíduo como membro de uma raça, de uma nação, de uma casta, de uma profissão, de uma instituição, ou como parte componente de uma multidão de pessoas que se organizaram em grupo, numa ocasião determinada, para um intuito definido”. A pulsão social talvez não seja uma pulsão primitiva; etalvez seja possível descobrir os primórdios de sua evolução num círculo mais estreito: o da família. (pág.82)

II A DESCRIÇÃO DE LE BON DA MENTE GRUPAL

- Se uma psicologia, interessada em explorar desde as pulsões mais primitivas até as ações e relações sociais de um indivíduo, houvesse esclarecido todas essas questões, seria obrigada a explicar o fato de que, sob certa condição – no caso, ainclusão em um grupo psicológico – esse indivíduo pensou, sentiu e agiu de maneira diferente da esperada. “É a observação das alterações nas reações do indivíduo que fornece à psicologia de grupo seu material, de uma vez que toda tentativa de explicação deve ser precedida pela descrição da coisa que tem de ser explicada”. (pág.83) - “A peculiaridade mais notável apresentada por um grupo psicológico éa seguinte: sejam quem forem os indivíduos que o compõem, por semelhantes ou dessemelhantes que sejam seu modo de vida, suas ocupações, seu caráter ou sua inteligência, o fato de haverem sido transformados num grupo coloca-os na posse de uma espécie de mente coletiva que os faz sentir, pensar e agir de maneira muito diferente daquela pela qual cada membro dele, tomado individualmente, sentiria,pensaria e agiria, caso se encontrasse em estado de isolamento.” (Le Bon; Trad.,1920, 29) (pág.83)

2
REFERÊNCIA: O Conceito de Grupo em Freud. (texto: Psicologia de Grupo e Análise do Ego in_ FREUD. S. Psicologia de Grupo e Análise do Ego. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Vol. XVIII (1925-1926). Rio de Janeiro: Imago, 1996).

- Se os indivíduos de um grupo seunem numa unidade, haverá certamente algo que os une, e esse elo poderia ser precisamente a característica de um grupo. (pág.84) - “É fácil provar quanto o indivíduo que faz parte de um grupo difere do indivíduo isolado; mas não é tão fácil descobrir as causas dessa diferença” (Ibid., 30). Le Bon pensa que os dotes particulares de um indivíduo se apagam num grupo. Os indivíduos de um grupo, paraele, teriam um caráter médio. (pág.85) - Segundo Le Bon, esses indivíduos podem apresentar também características que não possuíam anteriormente, devido a três fatores: (pág.86) → O indivíduo em grupo adquire um poder que lhe permite render-se a pulsões que, quando sozinho, teria mantido adormecidas (Ibid.,33); → num grupo, todo sentimento e todo ato são tão contagiosos, que o indivíduo sacrificaseu interesse pessoal ao interesse coletivo (Ibid.,33); → a terceira, e mais importante, seria a sugestionabilidade, que determina nos indivíduos em grupo características que são às vezes, inteiramente contrárias às apresentadas pelo indivíduo isolado. - A substituição da personalidade consciente pela inconsciente, a modificação de sentimentos e idéias por meio da sugestão e do contágio, a...
tracking img