Fichamento do livro alfabetizar e letrar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento

CARVALHO, Marlene.Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. 6 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.


Método característico de uma população analfabeta, poucas exigências sociais na leitura, soletração não prendia a atenção do aprendiz para os significados, muito menos formar leitores.Continua em uso no início do século XXI. Objetivo da soletração é ensinar acombinatória entre letras e sons.Leitura vista como segunda etapa.Partindo das letras, professor mostra que quando estas se juntam representam sons, as sílabas formam palavras. Mecanismo nem sempre claro ao aprendiz.Alunos não conseguem se alfabetizar pela soletração (conhece as letras, mas não sabe juntar).Associação de estímulos visuais e auditivos, apenas pela memorização como recurso didático.Letrasassociada à forma visual, sílabas prendidas de cor, formando palavras isoladas e fora do contexto.Com isso há uma separação radical entre alfabetização e letramento.


Ba-be-bi-bo-bu: silabação


Método sintético de silabação continua em uso, já que do ponto de vista do adulto parece fácil de aplicar.Nem todos se mostram capazes de atender o mecanismo da combinatória das sílabas.Mesmodefeito da soletração: ênfase excessiva na codificação e decodificação, apelo excessivo à memória e não à compreensão, pouca motivação para a leitura e escrita.Pouca diferença entre o método de soletração e silabação, na primeira não aparece frases, só palavras, mas o mecanismo de leitura é o mesmo.Como acontece com a soletração, método silábico separa os processos de alfabetização e letramento,assumindo o pressuposto que a compreensão da leitura vem depois da aprendizagem.



Métodos fônicos



Professor dirige a atenção da criança para a dimensão sonora da língua pelo fato das palavras terem um ou mais significados, além de serem formadas por sons (fonemas).Fonemas são representados na escrita pelas letras do alfabeto.O aluno produz oralmente os sons representados pelas letras,unindo-os para formar as palavras. Ênfase em decodificar os sons da língua, na leitura, e a codificar na escrita. Alguns professores usam elementos lúdicos para tornar atraente a memorização de sons e letras.O método fônico sofreu uma acentuada evolução, tornado-se mais próximo de um processo analítico-sintético. Preocupação na compreensão da leitura, introduzindo frases em vez de apresentar palavrasisoladas.Assim, passou a ser classificado como um método misto.


Método da Abelhinha


Método misto do tipo fonético, tendo o conceito de leitura como atividade que visa decodificar, descobrindo o sentido do que está escrito.A escrita corresponde à codificação, procurando dar a criança compreensão do mecanismo da leitura e da escrita, além da importância de buscar o sentido do que selê.Neste método os personagens estão associados a letras e sons.Importante não dizer o nome das letras e nem fazer união dos fonemas com todas vogais, pois prejudicará a leitura mais tarde.No início da alfabetização, a criança apenas une sons (etapa de síntese) depois ela passa a analise, separando os sons nas palavras. A alfabetização se faz por síntese ou fusão dos sons para formar a palavra.


Acasinha feliz


Método tem uma longa trajetória de aplicação em escolas públicas e particulares e ainda está em uso em muitas localidades.Aprendizagem por meio do jogo, propondo um espaço para a criatividade e livre expressão das crianças.Utiliza o método da sentenciação (ensino por meio de frases ou sentenças), personalizando as letras, associando-as a figuras do universo infantil. Recusaestratégias de memorização próprias da soletração e silabação.Recurso didático agradava, porém não funcionava, já que as crianças continuavam a decorar as combinações de consoantes com vogais, como na soletração.A base do método era associar a forma da letra a um personagem o qual, por sua vez, representava determinado som.


Cuidados a considerar na aplicação dos métodos fônicos


Propõe...
tracking img