Fichamento do capitulo cultura organizacional brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO DO CAPITULO
CULTURA ORGANIZACIONAL BRASILEIRA.

CRUZ DAS ALMAS
2010

GISELE ANDRADE SAMPAIO

CRUZ DAS ALMAS
2010

Cultura organizacional Brasileira

Os autores destacam quecom o passar do tempo a cultura vem se tornando um dos principais assuntos de discussão em varias áreas de estudo. Cada vez mais o interesse pelo assunto aumenta incentivado pela ligação existenteentre a mesma e o desempenho organizacional. Negando essa relação, muitos estudos acabam tratando a organização como algo isolado do contexto nacional e social no qual ela está inserido.
Ao seanalisarem os traços originais da cultura brasileira, os principais grupos étnicos que a compuseram e sua miscigenação cultural, é possível compreender muitas das características atuais das organizações noBrasil. Nesse sentido, parece indiscutível a importância da forma de colonização e as implicações da economia escravocrata, latifundiária e monocultora na formação da cultura brasileira.
Para secompreender melhor o especial caráter de colonização no Brasil é preciso analisar as origens culturais do próprio colonizador. Nesse sentido, como destacou Freyre, foi a miscibilidade e fazendo filhos,numa atividade genésica que tanto tinha de violentamente instintiva da parte do individuo quanto de política, de calculada, de estimulada por evidentes razões econômicas e políticas da parte do Estado,fez com que Portugal dominasse enormes espaços territoriais sem a perda do desejo original: fazer riqueza e voltar à terra natal.

“De fato, presos a uma única cultura, somos nãoapenas cegos à dos outros, mas míopes quando se trata da nossa. A experiência da alteridade (e a elaborada dessa experiência) leva-nos a ver aquilo que nem teríamos conseguido imaginar, data a nossadificuldade em fixar nossa atenção no que nos é habitual, familiar, quotidiano, e que consideramos evidente.” (p. 37)

“... híbrida desde o inicio, a sociedade brasileira é de...
tracking img