Pim iii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar

Projeto Integrado Multidisciplinar
CASA LOTÉRICA “MUNDO DA SORTE”

Teresina
Novembro de 2010

Francisco Carlos Lopes da Silva

Projeto Integrado Multidisciplinar
CASA LOTÉRICA “MUNDO DA SORTE”

RESUMO

O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM, projeto este que proporciona ao alunado do Curso de Gestão em Recursos Humanos, a aplicaçãodos conhecimentos aprendidos nas disciplinas ministradas neste segundo semestre de 2010, através da imersão no contexto de uma organização, visando de forma integrada, aplicar os conhecimentos adquiridos durante as aulas, dando refinamento dos conceitos relacionados à estrutura e as práticas de gestão organizacional exigido no curso, uma pesquisa sob orientação da direção da Casa Lotérica “Mundo daSorte, como permissionário, na função de correspondente Não Bancária da Caixa Econômica Federal do Piauí, na forma da regulamentação de prestar serviços e com características específicas no mercado lotérico.
Palavras-chave: administração de cargos e salário; avaliação de desempenho; modelos de liderança.


SUMÁRIO
1. Introdução 5
2. Administração de Cargos e Salários 6
3. Avaliação deDesempenho 8
4. Modelos de Liderança 10
5. Estatística Aplicada 11
6. Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos 12
7. Plano de Negócios 13
8. Considerações Finais 14
9. Referências 15



1. Introdução

Em face do contexto ora vivenciado pelas organizações, caracterizado por mudanças constantes de natureza econômica, social e técnológica, torna-se fundamental emqualquer empresa, uma administração voltada para a gestão de recursos humanos, visto que a continuidade de sua existência será determinada pela qualidade agregada aos seus produtos ou serviços, tendo como base pessoas motivadas e com alto nível de qualidade profissional.

A empresa visitada denomina-se “Casa Lotérica Mundo da Sorte” a qual foi contituída sob a forma de Sociedade Empresarial Ltda.destinada a atividade lotérica, podendo ou não possuir outras atividades compartilhadas em conformidade com contrato firmado com a Caixa Econômica Federal do Piauí.

A Permissionária é distribuida em setores e departamentos, e atua como correspondente não bancária da Caixa Econômica Federal do Piauí, prestando serviços à comunidade em geral.


2. ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS“A metodologia para o desenvolvimento de programa de cargos e salários tem como missão, prover às empresas informações e instrumentos que permitam gerenciar, de forma ágil e confiável, a consistência interna e a competitividade externa de suas práticas de remuneração”.

A Descrição de Cargos é a base de todo o sistema de Administração de Cargos e Salários. Pois, a partir da descrição é que oscargos serão avaliados. Portanto, a descrição deverá ser sucinto, direto e claro, de maneira que qualquer um leigo leia e entenda. Por outro lado, vários outros setores da Administração de Recursos Humanos poderão ser beneficiados com a utilização da Descrição de Cargos, tais como: Treinamento, seleção de pessoal, plano de promoção, recrutamento de candidatos, etc.
A administração de cargos é oprocesso que consiste em determinar os elementos ou fatores que compõem um cargo, função e tarefa.

2.1 Gestão de Cargos e Salários
O plano de gestão da Casa Lotérica “Mundo da Sorte” é definido pela Caixa Econômica Federal, que é também encarregada de fazer treinamentos com o permissionário(gerente) caixas/atendentes para gerir as operações cotidianas.
Os níveis salariais básicos sãodefinidos pelos sindicatos de cada região e categoria, a partir daí o empresário deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os de competências pessoais.
2.2 Desenho de Cargos da Organização
O desenho do cargo é a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos, no sentido de satisfazer os requisitos tecnológicos,...
tracking img