Fichamento do cap. i do livro 'as regras do método sociológico'

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Durkheim, justifica a criação da metodologia unificada afirmando que nas obras de Spencer e de Stuart Mill, há uma preocupação em mostrar as dificuldades e possibilidades da Sociologia,mas nada acrescenta. O autor julga esse método de investigação sociológica, nada complexo ou especial, e começa a trabalhar em ‘A divisão do trabalho social’, acompanhando provas e produzindo trabalhosinéditos, para assim dar uma boa orientação aos estudos de sociologia.
Capitulo I
O que é um fato social
O autor do texto busca algum método para designar os fatos sociais, diferenciando-os dosacontecimentos humanos, que mudam de acordo com a vontade humana (ao contrário dos fatos sociais, que precisam de uma coerção). “ Todo individuo come, bebe, dorme, raciocina, e a sociedade tem todo ointeresse em que essas funções se exerçam regularmente. Portanto, se esses fatos fossem sociais, a sociologia não teria objeto próprio, e seu domínio se confundiria com o da biologia e da psicologia”.(p. 1) Então, um fato social são quase todos os fenômenos que ocorrem em uma sociedade.
A coerção, mesmo indireta é eficaz, e esta presente no modo de agir, pensar e sentir, exteriores ao individuo,dotadas de um poder em virtude do qual esses fatos se impõem a esse indivíduo. “Ainda que [...] eu possa libertar-me dessas regras e violá-las com sucesso, isso jamais ocorre sem que eu seja obrigadoa lutar contra elas, e ainda que elas sejam finalmente vencidas, demonstram suficientemente sua força coercitiva pela resistência que opõem”. (p. 3) E então, os fatos sociais, já não podem serconfundidos com fenômenos orgânicos.
Só há fato social onde há organização definida (crenças, práticas, etc). Porém, existem outros fatos que mesmo sem apresentar organização definida, têm a mesmaobjetividade e ascendência sobre o individuo e isso se chama, correntes sociais.
O fato social pode ser observado na maneira de educar uma criança “ [...] toda educação consiste num esforço contínuo para...
tracking img