Fichamento do artigo instrumentalidade do processo de trabalho e serviço social o

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Assunto: Instrumentalidade do processo de trabalho e Serviço Social Ficha n° 01
Referências Bibliográficas:
GUERRA, Yolanda. Instrumentalidade do processo de trabalho eServiço Social. São Paulo: Serviço Social & Sociedade/Artigos, 2000.
Instrumentalidade (e instrumentalização) do processo de trabalho
[...] “instrumentalidade é uma condição necessária à reprodução daespécie humana”. (p.07);
“Para satisfazer as suas necessidades o homem projeta finalidades, planeja suas ações, escolhe, dentre as alternativas possíveis, aquelas mais adequadas ao alcance de suasfinalidades”. (p.07);
“O processo de trabalho está vocacionado para a produção de bens materiais”. (p.07)
“Ao transformar a natureza, enquanto seu ambiente natural e social, o homem adquireconhecimentos e habilidades as quais fazem com que surjam novas necessidades, novas perguntas a serem respondidas”. (p.08);
“O trabalho engendra novos meios e modos (instrumentos e técnicas) através dos quais oshomens respondem às suas necessidades e por meio dos quais eles adquirem conhecimentos. (p.09)
“Só i trabalho dá instrumentalidade e instrumentaliza as coisas, posto que é pelo seu trabalho que ohomem atua sobre a natureza e ao transformá-la, transforma a si mesmo”. (p.10)
“Ao ser objetivado pelo trabalho os objetos adquirem instrumentalidade: capacidade de se tornarem instrumentos quesatisfazem finalidades humanas”. (p.11)
[...] “a instrumentalidade do processo produtivo na ordem burguesa está não apenas na produção de valores de uso, mas também, à produção de valores(mercadorias detroca)”. (p.13)
[...] “não é o trabalhador quem usa as condições de trabalho, pelo contrario, são as condições de trabalho que usam o trabalhador”. (p.14)
“A razão instrumental é subjetivada eformalista”. (p.16)
A instrumentalização do serviço social
“O serviço social sendo um trabalho. E como tal de natureza não liberal, tem nas questões sociais a base de sustentação da sua profissionalidade...
tracking img