Fichemento do Texto "Os Fundamentos Históricos e Teórico-Metodologicos do Serviço Social

3605 palavras 15 páginas
Fichamento do Texto “Os Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social”
YAZBEK, Maria Carmelita – Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais
CFESS, ABEPSS, 2009 (p. 143-163)

Pollyanna Michelle Flores Amaral - 31413091

A conexão da profissão com o conjunto de ideias do pensamento social da Igreja Católica se dá na criação da profissão. É uma relação que vai firmar o caráter evangelização, criando a “questão social” como problema moral e concedendo ações para a priorização da família e indivíduo enquanto solução dos problemas sociais, materiais e morais – ou seja, a questão social é exclusiva e sua obrigação está na organização moral e social de cada indivíduo.
Na contemporaneidade, deu se a vontade de transformar o Serviço Social de tecnologia em ciência, abraçando um método cientifico, sendo que para isso o Serviço Social rompa com os pensamentos conservadores ou defina novas ideologias.
Através da ideologia era possível pensar a relação entre o conhecimento e os interesses sociais quebrando assim o círculo e auto-suficiência do processo de conhecimento do positivismo. Com esta formulação o Serviço Social abandonava o lugar de indiferença que habitualmente ocupava, se afastando também da proposta modernizadora e positivista já que esta era conceituada como um argumento “ideológico” que pretendia mascarar as relações sociais entre as classes.
O assistente social ao se inserir na divisão social e técnica do trabalho coletivo (IAMAMOTO, 2001) torna-se responsável por uma utilidade social que permite ao profissional vender sua força de trabalho numa relação mercantilizada e, portanto, assalariada. Não queremos com isso defender a tese do Serviço Social como trabalho, apenas destacar a sua utilidade enquanto espaço sócio ocupacional. Mas quem então contrata a mão-de-obra do assistente social e para fazer o quê? O desenvolvimento das forças produtivas no capitalismo estabeleceu na sociedade a existência de duas classes

Relacionados