Fichamento de friedrich engels

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia

FICHAMENTO

A origem da família, da propriedade privada e do Estado
Friedrich Engels

A origem da família, da propriedade privada e do Estado é uma obra de Engels que explica através daconcepção materialista que a produção e reprodução da vida são fatores que decidem a história.
O antropólogo americano Lewuis H. Morgam estudou tribos Américas, tribais, estudou gregos, romanos egermanos e concluiu que a ordem social é condicionada por duas espécies: O trabalho e a família. As épocas de progresso no desenvolvimento da humanidade coincidem com ampliação das fontes de existência.No segundo capitulo, Engels procurar explicar a evolução e formação da família a partir dos estudos de Morgam. Ele afirma que a invenção do incesto é o passo primitivo na formação familiar, e divide osestágios pré-históricos em três modelos de família.
Família consanguínea: Pais e filhos possuem relações sexuais recíprocas, irmãos e irmãs tornam-se marido e mulher. Família panaluana: Passa aextinguir-se as relações carnais entre irmãos e irmãs. Família sindiásmica: Nets fase passa-se a exigir fidelidade por parte da mulher, permitindo ao homem a poligamia e infidelidade.
Com o surgimento docasamento sindiásmico, surgiu a ideia do verdadeiro pai, que o tornou não apenas proprietário da força do trabalho, dos meios de produção e dos escravos mas ganhou também autonomia sobre a herança e ahereditariedade.
O termo “família” surgiu em Roma, e criou um novo organismo social, onde existia o chefe que detinha poder sobre a mulher, filhos e escravos. Sees poder foi dado aos homens uma ideiade posse sobre a mulher, o que tornava ela nada mais que a mãe de seus filhos, onde a fraternidade teria de ser indiscutível. A primeira divisão do trabalho se deu entre homens e mulheres, onde osexo feminino sofria opressão do sexo masculino.
Para Engels, “o matrimonio, pois,só se realizará com toda a liberdade quando, suprimidas a produção capitalista e as condições de propriedade criadas...
tracking img