Fichamento capitulo do livro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Tocantins
Campus Universitário de Gurupi
Disciplina: Oficina de Produção Acadêmica
Profa Msc Lina Maria Gonçalves
Acadêmico: Leonardo Peixoto Carvalho
Bioetanol decana-de-açúcar : energia para o desenvolvimento
sustentável / organização BNDES e CGEE. – Rio de Janeiro : BNDES,
2008. Cap. 1 p. 23-36

“A conversão da energia solar em energia química, que serealiza nos vegetais durante a fotossíntese, é um dos fenômenos mais fascinantes da natureza. (...)”
(BNDES, 2008, p. 23)
“(...) Capaz de mitigar preocupantes problemas ambientais, a energiafotossintética traz uma nova dinâmica ao mundo agroindustrial e oferece uma alternativa à necessária evolução da sociedade industrial moderna para um contexto energético mais sustentável e racional. (...)”(BNDES, 2008, p. 23)
“Em sua acepção mais rigorosa, energia é a capacidade de promover mudanças, que se apresenta em muitas formas, como a energia térmica, a energia elétrica e a energia química, semprerepresentando um potencial para causar transformações, sejam naturais ou determinadas pelo homem. (...)”
(BNDES, 2008, p. 25)
“(...) Em geral, denomina-se biomassa os recursos naturais que dispõemser processados para fornecer formas bioenergéticas mais elaboradas e adequadas para o uso final. (...)”
(BNDES, 2008, p. 25)
“No amplo contexto da bioenergia, a produção de biocombustíveis líquidostem sido considerada para atender particularmente às necessidades de transporte veicular. Para esses fins além dos bicombustíveis, ainda não existem, na atualidade, outras alternativas renováveis commaturidade tecnológica e viabilidade econômica suficiente. (...) os biocombustíveis podem ser usados puros ou misturados com combustíveis convencionais derivados de petróleo.(...)”
(BNDES, 2008, p.25)

“A bioenergia, em suas diferentes formas, foi a principal e, em algumas situações, a única forma de suprimento energético exógeno utilizada pelo homem ao longo de sua história. (...)”...
tracking img