Trabalho sobre ponto de venda com omo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
CENTRO DE CIÊNCIAS humanas e da comunicação
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

PROMODAY
OMO COMFORT

ADRIANA TAVARES PEREIRA
BIANCA CRISTINE DESCHAMPS
ELIANE SUBTIL DE OLIVEIRA
ISABEL ANTUNES DIAS
VANESSA IARA THEIS

BLUMENAU
2010
ADRIANA TAVARES PEREIRA
BIANCA CRISTINE DESCHAMPS
ELIANE SUBTIL DE OLIVEIRA
ISABEL ANTUNES DIAS
VANESSA IARA THEISPROMODAY
OMO COMFORT

TRABALHO APRESENTADO PARA AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE PROMOÇÃO E MERCHANDISING PUBLICITÁRIO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU.

Profª. Ms. Roberta Del-Vechio.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalhofoi desenvolvido na disciplina de Promoção e Merchandising, da graduação de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, da Universidade Regional de Blumenau (FURB). O presente documento detalha um Planejamento de Comunicação, para o cliente “OMO” da linha “Comfort”.
Produzido com conteúdos adquiridos na disciplina e através de pesquisas bibliográficas, com destaque para pesquisas atravésda internet, o trabalho apresenta dados do segmento de sabão em pó, do produto OMO e pesquisas de mercado. Dada à contextualização das informações foi elaborado para o cliente um Plano de Comunicação Integrada.
Com o objetivo de criar estratégias para solucionar os problemas de comunicação e varejo do cliente, o trabalho apresenta em etapas, informações relevantes do segmento para análise,ações de comunicação e varejo sugeridas, assim como estratégias de mídia, criação e orçamento geral da campanha.

2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO SEGMENTO

A forte necessidade de consumo e a boa acessibilidade a produtos e serviços para todas as classes tem sido uma grande oportunidade de faturamento para as empresas. Apesar desses fatores positivos, existe uma preocupação em torno da crescenteconcorrência, fruto da emergente atividade econômica. Para grandes corporações, é necessária uma análise profunda de mercado e grandes investimentos para a construção de uma marca potente.
Por serem itens de consumo básico, produtos de higiene e limpeza tem apresentado uma variedade de novas marcas no competitivo cenário. O mercado de sabão em pó é um dos mais disputados do segmento delimpeza. Segundo dados do site ebaH! (2010), uma pesquisa da ABRIPLA aponta que o mercado brasileiro de sabão em pó movimenta anualmente, cerca de R$ 3 bilhões anuais, o que justifica o interesse cada vez maior das empresas em ingressar nesse mercado.
De acordo com uma matéria publicada no jornal Gazeta Mercantil, divulgada através do site Mercado Competitivo (2010), existe uma grande disputa nosegmento por classes menos favorecidas. As indústrias estão apostando alto nos consumidores de classes C, D e E, pelo fato desse público apresentar uma melhoria de renda e novas facilidades de crédito.
Informações do ebaH! (2010) mostram que apesar do uso do sabão para limpeza ter ocorrido por volta do ano 2800 AC, o detergente em pó para lavar roupa é relativamente recente. A partir dadécada de 20, toda a lavagem de roupa era feita com sabão esfarelado. Na década seguinte, alguns fabricantes passaram a oferecer sabão em forma de flocos e mais tarde, em grãos. A grande descoberta no desenvolvimento de detergentes domésticos deu-se em 1946 nos Estados Unidos, com a fabricação de um detergente inovador. A empresa Procter & Gamble lançava o sabão em pó TIDE, nomeado como "O milagre dalavagem de roupa". A fórmula de TIDE limpava melhor que qualquer outro produto disponível no mercado. Até hoje é líder do segmento no mercado americano.
No Brasil, a marca de maior destaque é o OMO, da UNILEVER. De acordo com o site Mundo das Marcas (2010), o OMO comercializa seus produtos em mais de 28 países ao redor do mundo e tem no Brasil, um de seus principais mercados. A marca...
tracking img