Fichamento do 1º capitulo do livro de Bürdek

1089 palavras 5 páginas
Fichamento do 1º capitulo do livro de Bürdek. Bernhard E. História, teoria e prática do design de produtos/Bernhard E. Bürdek; tradução Freddy Van Camp. - São Paulo: Edgard Blücher. 2006.

PREFÁCIO

“O design vive desde o início dos anos 80 um verdadeiro Boom. Com o movimento iniciado ao final dos anos 70 dos pós-modernos, especialmente as atividades extensamente divulgadas pela imprensa do Grupo Memphis, que se formou em Milão ao final de 1980, pode-se dizer que iniciou o voo alto dodesign em âmbito mundial e que deverá continuar pelo século 21 adentro.” ( Bürdek. Bernhard E., 2002,p 07).

O livro aborda o desenvolvimento do design com base em movimentos históricos que contribuíram como alicerces para a consolidação dos conceitos que formam o design atual e estes, devem prosseguir sempre como as principais bases.

DESIGN COMO CONCEITO

“A diversidade de definições e de descrições não se valida por uma vontade dos pós-modernos, mas sim por um necessário e justificável pluralismo. Na virada do século 20 para o 21 sugeri que em vez de uma nova definição ou descrição do design fossem nomeados alguns problemas que o design deverá sempre atender (Bürdek. 1999).” (Bürdek. Bernhard E., 2006, p 16).

Nesta citação, Bürdek aborda o fato de que o design é amplo demais para caber em uma simples definição como muitos autores tentaram “compactá-lo”. Sua aplicação abrange não somente uma área específica de trabalho e relações ou mesmo o produto final em si, mas uma série de fatores que se dão desde o processo inicial de pesquisa, avaliação, criação e utilização.

Por tanto, não devemos desconsiderar as teorias que descrevem o design, pois cada uma define de sua forma as áreas que o caracterizam, porém, devemos dar ênfase em sua aplicação pratica, suas funcionalidades e finalidades dentro de cada área. Devemos enxergar aspectos específicos que possam ser aplicados para todas as áreas de atuação do design, como dito por Bürdek, “problemas que o design deverá

Relacionados