Fichamento antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTROPOLOGIA
MARCONI, Maria de Andrade. Antropologia: uma introdução. 6.ed. – 3. reimpr.- São Paulo: Atlas, 2007.
O Termo Antropologia deriva do grego άνθρωπος anthropos, (homem / pessoa) e λόγος (logos - razão / pensamento) é a ciência preocupada em estudar o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões. É uma ciência social que estuda o homem.Preocupa-se em conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade.
Desta forma lhe confere três aspectos:
a) Ciência Social – conhecer o homem integrante de grupos;
b) Ciência humana – conhecer o homem como um TODO: historias crenças, usos e costumes etc;
c) Ciência Natural – Físico psicossomático.
CONCEITUAÇÃO
Hoebel e Frost definem a antropologia como “a ciência da humanidade eda cultura”.
Tem uma dimensão biológica, enquanto antropologia física; uma dimensão sociocultural, enquanto antropologia social e/ou antropologia cultural; e uma dimensão filosófica, enquanto antropologia filosófica, ou seja, quando se empenha em responder à indagação: o que é o homem?
(Marconi, M. A & Presotto, Z. M N. Antropologia. p. 1)
Foco de interesse são o homem e a cultura.
OBJETODE ESTUDO
* A Antropologia como ciência do biológico e do cultural tem seu objeto de estudo: o homem e suas obras.
* O objeto da antropologia engloba o conhecimento de sociedades humanas, letradas ou ágrafas, extintas ou vivas, existentes nas várias regiões da Terra.
* O antropólogo tem a tarefa de explicar os princípios da formação e do desenvolvimento das sociedades e culturashumanas.
* Toda investigação antropológica vale-se do método comparativo em busca de respostas para os por quês, na tentativa de compreender as semelhanças e as diferenças físicas, psíquicas, culturais e sociais entre os grupos humanos.
* Exemplo: brancos e negros; línguas diversificadas; a indumentária do índio e do não-índio; o culto do sol e a presença da pirâmide no Egito e nascivilizações pré-colombianas...
OBJETIVO DA ANTROPOLOGIA
* A Antropologia fixa como seu objetivo o estudo da humanidade como um todo, visando ao homem como expressão global – biopsicocultural – isto é, o homem como ser biológico pensante, produtor de culturas e participante da sociedade, tentando chegar, assim, à compreensão da existência humana.
DIVISÕES E CAMPO DA ANTROPOLOGIA
A Antropologia sedivide em dois grandes campos de estudo:
1. Antropologia Física ou biológica – estuda a natureza física do homem procurando conhecer suas origens e evolução, estrutura anatômica,
Divide-se em:
1.1 – PALEONTOLOGIA – é a ciência que estuda os fósseis, ou seja, o vasto documentário de vida pré-histórica.
1.2 – SOMATOLOGIA – estudo do corpo humano, diferenças físicas individuais e diferençassexuais;
1.3 – RACIOLOGIA - (raça, etnia; logos, estudo) interessa-se pela história racial do homem, preocupando-se com a classificação da espécie humana em raças, com a miscigenação (mistura de raças), características físicas etc.
1.4 – ANTROPOMETRIA - Que se ocupa da determinação de medidas nas diversas partes do corpo humano.
1.5 – ESTUDOS COMPARATIVOS DO CRESCIMENTO -

2. Antropologia CulturalDivide-se em:
2.1 – ARQUEOLOGIA
2.2 – ETNOGRAFIA
2.3 – ETNOLOGIA
2.4 – LINGUISTICA
2.5 – FOLCLORE
2.6 – ANTROPOLOGIA SOCIAL
2.7 – CULTURA E PERSONALIDADE

ANTROPOLOGIA FÍSICA

* Paleontologia. (Palaios = antigo + onto = ser + logos = estudo). Estuda a origem e a evolução humana através do conhecimento das formas fósseis do passado.
* Somatologia. (Somato = corpo humano + logos= estudo). Estuda as variedades existentes do homem, diferenças físicas individuais e diferenças sexuais (tipos sangüíneo, metabolismo basal, adaptação etc.
* Raciologia. (Raça = etnia + logos = estudo). Estuda a história racial do homem, a classificação da espécie humana em raças, a miscigenação (mistura de raças), características físicas etc.
* Antropometria. (anthropos = homem +...
tracking img