Ficha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento

LOYOLA, G. Lendas urbanas. Valor Econômico. Disponível em www.valor.com.br. Acesso em 7 nov. 2011

Ideia central: O banco central define as taxas de juros para o controle da inflaçãoe o mercado tem suas expectativas influenciadas pelas taxas já formadas e pela previsão inflacionária das autoridades financeiras, não sendo as decisões do BC tomadas apenas para surpreender o mercadocomo um todo.

Conceitos fundamentais: Taxa básica de juros, Inflação, Metas de inflação.

Principais tópicos:

* As altas taxas de juros do país não são decisões do banco central parabeneficiar exclusivamente pessoas envolvidas com o mercado financeiro.
* O regime de metas para inflação exige transparência entre o BC e os mais diversos agentes da economia. Transparência firmadapelas divulgações de relatórios e atas com as reuniões e decisões das autoridades monetárias.
* O uso de informações privilegiadas – que são ilegais - gera ganho para o possuidor das tais emdetrimento dos outros participantes do mercado. Decisões transparentes evitam surpresas e consequentemente diminuem o ganho de quem possa possuir informações ilegais.
* Afirmar que o BC possa praticarcertas políticas por ter em seu quadro pessoas ligadas ao mercado financeiro não é real, principalmente quando se têm em vista os resultados obtidos no combate à inflação.
* Existe espaço paramelhorias no funcionamento do regime de metas, principalmente no que diz respeito ao calendário utilizado para aferição da inflação.

Análise pessoal:

As altas taxas de juros utilizadas no paísinfelizmente são necessárias para combater alguns problemas sistemáticos e antigos existentes em nossa economia. É realmente leviano imaginar ou afirmar que as políticas são mantidas para benefícios depoucos.
Citações:

“É risível a ideia de que a independência do BC estaria na capacidade de surpreender o mercado financeiro”
“Num regime de metas para inflação minimamente funcional, é a autoridade...
tracking img