Ficha leitura roberto da matta relativizando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O texto que de seguida resumirei foi erigido pelo antropólogo Roberto Da Matta no ano de 1987 e tem como título “Relativizando. Uma introdução á antropologia social.” A síntese abarca a primeiraparte deste livro «A antropologia no quadro das ciências». Como o titulo sugere a ideia central explorada pelo autor é a de situar a antropologia, enquanto ciência social, no quadro mais abrangente dasciências. Para tal o autor foca-se sobretudo na distinção entre ciências naturais e ciências sociais.
O primeiro capitulo intitula-se «Ciências naturais e ciências sociais», nele o autor analisa edistingue os métodos de ambas as ciências, começa por descrever o cientista natural que leva a cabo as suas experiências num ambiente controlado onde pode realizar quantos testes forem necessáriospara conseguir determinar a causalidade de certo fenómeno, designa por isso o conhecimento que daí resulta de conhecimento objectivo, salientando que tal só é possível dada a natureza da suamatéria prima com causas simples, isoláveis e recorrentes.
analisa de seguida o método das ciências sociais procurando contrastar com o anterior . Os eventos analisados pelo cientista social, explica,pertencem ao passado e portanto não são passiveis de serem reproduzidos e testados num ambiente controlado, deste modo a determinação da sua causalidade é dificultada. Para demonstrar estadificuldade em atribuir a causalidade a um factor exclusivo numa acção aparentemente simples, Da Matta, usa o exemplo de se comer um bolo, clarificando que a motivação para o fazer pode partir devariadíssimas e inesperadas razões de ordem social e psicológica. Assim, elucida, da mesma forma que a ação pode ter inúmeras explicações também o observador, o cientista social, pode percecionar a ação dediversas formas pois tanto a ação como o observador estão inseridos em contextos mais vastos. No fim do primeiro capitulo destaca a importância de o cientista social se consciencializar de que a sua...
tracking img