Capoeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1


1 – A QUESTÃO



Capoeira: Identidade Cultural Brasileira



Delimitação

O trabalho apresentará o histórico da Capoeira, destacando a sua evolução ao longo dos anos e informando a sua recente valorização nos grandes centros urbanos e, também, a divulgação através da mídia a partir dos anos 90, difundindo nossa cultura, pois paraque um povo possa se desenvolver é preciso que ele tenha conhecimento de sua história, seus antecedentes e sua Cultura. Segundo Eleonora Gabriel - Prof.a Adjunta de Educação Física e Desportos – UFRJ; Prof.a de Danças Folclóricas da Vila Olímpica da Maré; Coordenadora da Companhia Folclórica do Rio de Janeiro – UFRJ - é preciso ”Compreender a diversidade étnica do brasileiro e asua conseqüente e peculiar cultura corporal”1.

































1 GABRIEL, Eleonora & ROBERTO, Frank Wilson.”O Folclore na EEFD-UFRJ”.Edição do departamento de Arte Corporal EEFD, 1999.
2


Contextualização





O avanço tecnológico do mundo contemporâneo vem corroborando para a excelência na produção do conhecimentocientífico, tecnológico, artístico e cultural e, por conseguinte, na produção dos bens - de consumo e simbólicos - para os diversos segmentos do mercado consumidor e das sociedades capitalistas.
No Brasil, as manifestações culturais tornam-se cada vez mais importantes, reforçando a identidade desse país da América Latina, atendendo às necessidades de cada cidadão-consumidor ealimentando a indústria cultural que visa atingir todas as classes da atual sociedade brasileira. A Capoeira que é: luta, dança e bailado, proveniente de práticas dos escravos afro-negros (oriundos da África), que trouxeram sua herança cultural para o Brasil ,foi logo absorvida e aculturada pela por essa população.
Segundo os autores Lopes; Siqueira & Nascimento, (1987:79),O “embranquecimento” para o povo brasileiro se apóia numa conjuntura histórica pós-abolição, que alegava a incapacidade das raças negra e amarela e propalava uma pretensa superioridade da raça branca”. Como exemplo, a recente nota: “Falta afrodescendente”, no jornal O GLOBO, de 9 de setembro, destaca que “ Havia pouquíssimos representantes da raça negra na cerimônia de lançamento , pelagovernadora Rosinha Matheus, do programa , Jovens Talentos destinado a negros que ingressam em universidades públicas no sistema de cotas.(...) Até mesmo na apresentação da Capoeira – originariamente praticada por escravos vindos da África – havia apenas um representante da raça”.
Para muitas pessoas a Capoeira é uma filosofia de vida, ajudando no desenvolvimento mental,físico e motor de adultos e crianças, despertando equilíbrio e união. Segundo o autor José Ribeiro, essa manifestação cultural foi introduzida no Brasil pelos negros de Angola e Bantus, no século XVI por negros escravos como instrumento de luta pela libertação e mais do que um jogo, essa manifestação popular nasceu como uma arte marcial, uma luta, um instrumento de combate e resistência. Foiprimeiramente praticada na Bahia,
3


em Pernambuco e depois no Rio de Janeiro. Em sua feição atual é exclusivamente brasileira, e mais usada ainda na Bahia. Segundo sites, matérias jornalísticas e estatísticas publicadas em revistas especializadas, mais de seis milhões de pessoas praticam a Capoeira, hoje, no Brasil. No entanto, esta prática já está Difundida em todo omundo, cerca de 140 países já aderiram a essa prática de luta e dança.
Há anos, a capoeira está sendo exportada: existem grupos e "mestres" praticando esse jogo de destreza física em Portugal, na França, nos Estados Unidos, no Japão, na Argentina, no Uruguai e em diversos outros países. Também já foram realizados campeonatos estaduais e nacionais, desde a década de 1970; e a...
tracking img