Convivencia_SOCIO_1

12792 palavras 52 páginas
Sociologia

Sociologia
Introdução
Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases – estabelece de forma clara que a Sociologia deverá estar presente no Ensino Médio com o objetivo de contribuir para a formação da cidadania.
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, o conhecimento sociológico contribui para a construção da cidadania na medida em que possibilita ao aluno o desenvolvimento das capacidades de investigar, identificar, descrever, classificar, interpretar e explicar todos os fatos relacionados à vida em sociedade.
Tais competências permitem ao educando decodificar e intervir na complexidade social.
O Currículo da Educação Básica das
Escolas Públicas do Distrito Federal reafirma esse papel da Sociologia. Por isso, a proposta para essa disciplina está organizada a partir da seguinte questão: numa escola comprometida com a construção da cidadania, qual Sociologia devem os alunos aprender?
Certamente, uma Sociologia vista como um conjunto de conceitos prontos e acabados não serve àquele propósito.
Como também não serve uma Sociologia concebida como um conjunto de estudos temáticos sobre a realidade social.
Tais visões refletem uma perspectiva linear, evolutiva, acumulativa e fragmentada do conhecimento sociológico. Nessas visões, aprender Sociologia significa acumular conceitos e/ou informações sobre temas diversos.
Na Rede Pública do Distrito Federal, alguns professores ainda organizam suas atividades com base nessa perspectiva epistemológica. Observa-se a existência de uma ênfase ou na transmissão

de conceitos, como classes, interação social, cultura, estratificação social e mobilidade social, ou na transmissão dos fundamentos das principais correntes teóricas, como funcionalismo e marxismo, dentre outras.
Nas duas tendências, subjaz uma concepção etapista, transmissiva e evolutiva do conhecimento. Na abordagem conceitual, por exemplo, de início aborda-se o conceito de agrupamento social, depois, os tipos de agrupamentos, os processos de mobilidade social

Relacionados