Ficha fispq

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)


A Ficha FISPQ (Ficha de Informações de Segurança do Produto Químico) é emitida pelo expedidor (dono) ou fornecedor do produto e está normalizada na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 14.725). Nela encontramos os conhecimentos básicos sobre os produtos químicos, recomendações sobre medidas de proteção eações em situação de emergência. Em outros países ela é conhecida como Safety Data Sheet (SDS) ou Material Safety Data Sheet (MSDS).
Na FISPQ são fornecidas informações sobre vários aspectos da substância ou mistura quanto à proteção, à segurança, à saúde e ao meio ambiente.
O fornecedor através da FISPQ transfere informações essências sobre os perigos que aquele determinado produto ou mistura podecausar no transporte, no manuseio, na armazenagem e as ações a serem tomadas em caso de emergência.
A FISPQ é usada para transferir essas informações do produto para os trabalhadores, empregadores, profissionais de saúde e segurança, pessoal de emergência, agências governamentais, assim como membros da comunidade, instituições, serviços e outras partes envolvidas com o produto químico.
Na ABNT NBR14725 são estabelecidas as condições para criar consistência no fornecimento das informações sobre as questões de segurança, saúde e meio ambiente, relacionada à substância ou mistura.
Para estabelecer um padrão na elaboração da FISPQ, certos requisitos foram definidos sobre a forma e informações referentes às substâncias e misturas (exemplo: a terminologia, a numeração e a seqüência dasseções).
Na FISPQ o público que fará o uso do produto químico na qual vai trabalhar, irá conhecer e identificar todas as informações importantes relacionadas aquele produto. Todo lugar que fizer o uso de produtos químicos perigosos são obrigados a possuírem as FISPQ em fácil acesso (por exemplo: impressa, eletrônica etc.). A ficha não é um documento confidencial.
Na elaboração da ficha FISPQ serãoexigidos conhecimentos técnicos específicos da substância ou mistura em relação aos requisitos da ABNT NBR 14.725 e deverá ser elaborada por uma pessoa qualificada, que leve em conta, as necessidades específicas e os conhecimentos dos usuários do produto.
A FISPQ dever estar escrita em linguagem simples, clara e rigorosa, evitando o uso de siglas, abreviaturas e gírias, para que a pessoa ao ler a fichatenha um claro entendimento do que se refere o produto.
Uma FISPQ deve fornecer as informações sobre a substância ou mistura nas seções abaixo, cujos títulos-padrão, numeração e sequência não podem ser alteradas:

1. Identificação
2. Identificação de perigos
3. Composição e informações sobre os ingredientes
4. Medidas de primeiros-socorros
5. Medidas de combate a incêndio
6. Medidas decontrole para derramamento ou vazamento
7. Manuseio e armazenamento
8. Controle de exposição e proteção individual
9. Propriedades físicas e químicas
10. Estabilidade e reatividade
11. Informações toxicológicas
12. Informações ecológicas
13. Considerações sobre destinação final
14. Informações sobre transporte
15. Informações sobre regulamentações
16. Outras informações

Paraelaborar a FISPQ devemos assegurar que o conteúdo de cada uma dessas seções citadas acima, habilite os usuários a tomar as medidas necessárias relativas à segurança, saúde e meio ambiente.
As 16 seções devem ser preenchidas de acordo com as recomendações e requisitos da ABNT 14.725. As mesmas deverão estar separadas claramente, títulos-padrão e subtítulos devem ser apresentados em destaque. Nãosão permitidos espaços em branco, exceto na seção 16 “Outras Informações”.
Cada página da FISPQ deve incluir o nome da substância ou mistura conforme utilizado no rótulo da substância ou mistura e deve conter o número da página. O sistema de numeração das páginas deve indicar seu número total, ou indicar a última página como sendo tal.
A formatação dos títulos-padrão, subtítulos e textos,...
tracking img