Software livre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É SOFTWARE LIVRE?

O termo Software Livre se refere aos softwares que são fornecidos aos seus usuários com a liberdade de executar, estudar, modificar e repassar (com ou sem alterações) sem que, para isso, os usuários tenham que pedir permissão ao autor do programa. Em geral, Software Livre se assemelha a domínio público, embora haja certas diferenças; Software de Domínio Públicotambém é considerado Software Livre, como se pode ver pela definição de Software Livre abaixo.
A maioria dos softwares livres é licenciada através de uma licença de software livre, como a GNU GPL. O Gnu teve o inicio de sua filosofia por volta de 1984 e tinha como objetivo principal desenvolver um sistema operacional completo, porém, livre na tentativa de ser compatível ao UNIX. De acordo comSawaya (1999, p. 203) “GNU, acrônimo para “GNU´s not Unix” (“Gnu não é Unix”). Projeto cujo objetivo é fornecer, gratuitamente, software compatível Unix.” Mais precisamente, Software Livre se refere a quatro tipos de liberdade para os usuários do software, definidas pela Free Software Foundation:

1. A liberdade de executar o programa para qualquer propósito (liberdade n° 0)
2. A liberdade deestudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade n°1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade n° 2).
4. A liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade n° 3).Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Os quatro itens acima não fazem nenhuma referência a custos ou preços. O fato de se cobrar ou não pela distribuição ou pela licença de uso do software não implica diretamente em ser o software livre ou não. Nada impede que uma cópia adquirida seja revendida, tendo ela sido modificada ou não.
Softwares Livres distribuídos sobuma licença como a GPL seguem um conceito conhecido como Copyleft, que se baseia na propagação dos direitos, ou seja, um software livre sem copyleft pode ser tornado proprietário por um usuário. Já um software livre protegido por uma licença que ofereça Copyleft deverá, se distribuído, ser distribuído sob a mesma licença, ou seja, repassando os direitos. Em todo caso, não é necessário redistribuirum software livre modificado.
A liberdade de utilizar um programa significa a liberdade para qualquer tipo de pessoa física ou jurídica utilizar o software em qualquer tipo de sistema computacional, para qualquer tipo de trabalho ou atividade, sem que seja necessário comunicar ao desenvolvedor ou a qualquer outra entidade em especial.
A liberdade de redistribuir deve incluir apossibilidade de se repassar tanto os códigos-fonte quanto os arquivos binários gerados da compilação desses códigos, quando isso é possível, seja o programa original ou uma versão modificada. Não se pode exigir autorização do autor ou do distribuidor do software para que ele possa ser redistribuído, já que as licenças de software livre já dão prévia autorização.
Para que seja possível modificar osoftware (para uso particular ou para distribuir) é necessário ter o código-fonte. Por isso o acesso as fontes é pré-requisito para a liberdade do software. Caso ele não seja distribuído junto com os executáveis, deve ser disponibilizado em local de onde possa ser transferido para um usuário (download), ou deve ser entregue ao usuário, se solicitado, sem custos adicionais (ou cobrando-se apenastransporte e mídia).
Para que essas liberdades sejam reais, elas têm que ser irrevogáveis, desde que você não faça nada errado; caso o desenvolvedor dosoftware tenha o poder de revogar a licença, mesmo que você não tenha dado motivo, o software não é livre.

BENEFÍCIOS DO SOFTWARE LIVRE

Para um ambiente corporativo, o uso do software livre permite integrar novos conceitos operacionais...
tracking img