Ficha de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Regras para a elaboração de uma ficha de leitura

O que é uma ficha de leitura

A ficha de leitura é um resumo das ideias de um autor contidas num livro ou num artigo, tendo como objectivo preparar um trabalho de maior fôlego onde pretendemos conciliar a informação proveniente de várias fichas de leitura com as nossas conclusões em ordem a produzir um trabalho sistemático e original. É importantedistinguir entre dois tipos de ficha de leitura, a ficha com a qual se pretende resumir as principais ideias do texto, tendo como objectivo evitar a necessidade de lá voltar, permitindo a sua utilização em vários trabalhos distintos, da ficha, também designada por nota de leitura, em ordem a distinguir da anterior, com a qual apenas pretendemos reter as ideias do autor que são pertinentes para otrabalho que estamos a realizar. É em relação a este último caso que se dirige este documento. Esta definição obriga a que se tenha em consideração os seguintes aspectos: a ficha de leitura é um momento de um movimento mais alargado, constituído pela leitura sucessiva de conjuntos de textos, em que cada conjunto ajuda a aperfeiçoar os nossos objectivos e estes determinam o novo conjunto a ler(Quivy e Campenhoudt, 1992: 51); A ficha de leitura não é um fim em si mesmo, mas um meio para se conseguir voltar às principais conclusões de um texto sem ter que tornar a lê- lo; a ficha de leitura é um instrumento de trabalho do seu autor e dirige-se exclusivamente a um único público, ele próprio.

Distinção entre ficha de leitura, resumo e recensão crítica

O tipo de ficha de leitura a que nosreferimos não é um resumo de obra ou uma recensão crítica, embora partilhe com estas formas de trabalhar os textos o propósito de condensar as ideias contidas no documento em causa. A grande diferença é que a ficha de leitura procura fazer essa condensação a partir de uma orientação exterior ao texto: os nossos objectivos. Com efeito, num dado texto não interessa ler tudo mas apenas ler e condensar oque é pertinente para os nossos objectivos. Fica claro, pois, que as fichas de leitura, nesta acepção, não são resumos das obras mas resumos das ideias nelas contidas que nos interessam para os nossos propósitos.

1

Elementos constituintes da ficha de leitura

Uma ficha de leitura deve começar sempre pela referência completa que permite ao autor voltar a localizar o texto em causa a partirdesses elementos e colocar a referência correctamente na bibliografia final do seu trabalho. Esta referência deve aparecer de forma separada do texto e ser bem visível a um olhar causal pela página. Uma estratégia é a de separar a referência bibliográfica do corpo da ficha de leitura com uma barra e algumas linhas em branco. Dada a quantidade de textos lidos para a realização de qualquer trabalho edada a possibilidade forte de se voltar ao mesmo texto, através da sua ficha de leitura, em diferentes trabalhos realizados, este é um exercício que se recomenda vivamente. Não poder citar uma ideia muito interessante porque se perdeu a referência completa da obra é uma possibilidade tantalizante mas bem real. O que se segue é a sinopse, isto é, um resumo, em não mais do que dois ou três parágrafos,das ideias principais da ficha. Note-se que, se este ponto é o segundo a aparecer, deve ser o último a ser realizado, dado tratar-se de uma espécie de resumo do resumo que a ficha constitui. A realização da sinopse não deve ser desprezada porque, muitas vezes, é, em particular para os indivíduos com menos prática, o elemento chave para a compreensão da principal ideia de um dado livro ou artigo.Na sinopse deve aparecer, de forma bem explícita e hierarquizada, em primeiro lugar, a principal ideia do autor e, em segundo lugar, as ideias (ou ideia) importantes para os nossos objectivos. A grande maioria do texto que constitui uma ficha de leitura diz respeito à condensação crítica do trabalho do autor com interesse para os nossos objectivos. Neste sentido, deve-se começar por procurar a...
tracking img