ficha de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é uma ficha de leitura?
A elaboração de fichas de leitura, de recensões ou de resumos pressupõe um grau mínimo de domínio de técnicas de leitura e de técnicas de redacção.
Relativamente às técnicas de leitura, existe uma formação específica destinada a optimizar a leitura de modo a retirar dela o máximo partido possível para melhorar a capacidade de análise e de redacção. O estudodessas técnicas não cabe no âmbito do conteúdo da disciplina de Fontes de Informação Sociológica. Contudo, o resumos feitos a partir da leitura constituem um auxiliar precioso em qualquer actividade de investigação.
Resumir é, desde logo, uma boa maneira de compreender e de memorizar o texto, além de facilitar o trabalho caso o texto tenha que ser revisto posteriormente. Resumir, mais do que umatécnica de redacção, é uma importante técnica de leitura. Um resumo é uma condensação fiel das ideias contidas num texto, é uma redução do texto original. No resumo não se tecem comentários ou avaliações pessoais relativamente ao que se lê. Com muita frequência, o resumo é feito erradamente, limitando-se a reproduzir partes ou frases do texto original, que vão sendo escritas à medida que vão sendolidas. Para elaborar um bom resumo é necessário compreender antes todo o conteúdo do texto. Não é possível resumir um texto à medida que se faz a primeira leitura e a reprodução de frases do texto, em regra, indica que ele não foi compreendido. Resumir é apresentar, pelas próprias palavras, os pontos relevantes de um texto, procurando dar conta das ideias principais, e do seu encadeamento lógico, quesustentam o argumento do autor. Ao ler um texto para fazer um resumo é importante não perder de vista três elementos (Neves, 2001):
i)     As partes essenciais do texto;
ii)    A sequência dessas partes;
iii)     A correlação entre cada uma dessas partes;
Elaborar um bom resumo não é tão fácil quanto parece. É uma competência que deve ser aprendida e praticada. Para concretizar essatarefa deve ter-se em consideração o seguinte (idem, 2001):
1.     O texto deve ser lido por inteiro e ininterruptamente, sempre com a preocupação de responder à seguinte pergunta: de que se trata o texto? É preciso compreender o texto e ter uma noção do conjunto antes de iniciar o resumo.
2.     Deve sempre fazer-se uma segunda leitura do texto, tentando compreender melhor o significado daspalavras difíceis. As frases mais complexas devem ser identificadas e deve-se procurar perceber o seu sentido. Nalguns casos, quando a linguagem é muito técnica ou erudita, deve elaborar-se um glossário do texto de modo a agilizar a leitura.
3.    Ler para resumir é segmentar o texto, agrupando as ideias que tenham alguma unidade de significação. Se o texto for pequeno, o parágrafos pode ser adoptadocomo unidade de leitura (cada parágrafo encerra uma ideia ou um aspecto de uma ideia). Se o texto for maior é aconselhável adoptar um critério de segmentação mais funcional, a partir de subtítulos ou capítulos, por exemplo.
A leitura de um documento, para ser eficaz, exige atenção e concentração. O objectivo da pesquisa documental é: a) compreender o sentido da mensagem do autor; b) registar asinformações que são pertinentes no contexto da pesquisa que se está a levar a cabo; e c) reter as noções e as ideias importantes de modo a permitir aumentar os conhecimentos sobre o campo que se analisa.
Uma técnica eficaz de leitura compreende três momentos. Num primeiro momento, convém fazer uma leitura geral para reter a ideia/mensagem central do texto. Trata-se apenas e exclusivamente deler sem se ter a preocupação de sublinhar o texto ou de tirar notas. Num segundo momento, deve reler-se o texto de modo a isolar e a compreender os conceitos, a procurar os significados dos parágrafos, as ideias que se relacionam e o modo como se relacionam com outras, destacar as passagens mais significativas e as informações que complementam o argumento central, identificar os principais...
tracking img