Fibrose cistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

CICERA CIBELE GONZAGA DE OLIVEIRA


FIBROSE CÍSTICA: ARTIGO CIENTÍFICO ELABORADO PARA A DISCIPLINA DE NUTRIÇÃO HUMANA

JUAZEIRO DO NORTE – CE
2013
RESUMO
A Fibrose Cística (FB) é uma patologia de característica genética, autossômica recessiva, letal aos seus portadores. Também conhecida como Mucoviscidose acomete ospulmões, pâncreas e ducto biliar, além de alterar o suor deixando-o com alto teor de cloro. Acomete principalmente a população caucasiana e seu diagnóstico geralmente e feito ainda na infância. A má absorção de nutrientes principalmente proteínas e lipídeos são presentes nos portadores, seja tanto pela insuficiência pancreática como outras complicações do trato gastrointestinal causados pela infecçãocrônica desencadeada. O seu tratamento e multidisciplinar. A nutrição se encarrega de manter o estado nutricional adequado suprindo as carências proteicas, lipídicas e vitamínicas, proporcionando melhor qualidade e tempo de vida. Este artigo tem como objetivo revisar literatura para uma melhor compreensão do tema.
Palavras – chave: Fibrose Cística, Mucoviscidose, Nutrição.

ABSTRACT
CysticFibrosis (CF) is a disease of genetic trait, autosomal recessive lethal to their carriers. Also known as Cystic Fibrosis affects the lungs, pancreas and bile duct, besides altering the sweat leaving you with high chlorine content. It affects mainly Caucasian population and its diagnosis and usually still done in infancy. The poor absorption of nutrients especially proteins and lipids are present inpatients with either pancreatic insufficiency as much by other gastrointestinal complications caused by chronic infection triggered. Your treatment and multidisciplinary. Nutrition is responsible for maintaining an adequate nutritional status meeting the needs protein, lipids and vitamins, providing better quality and length of life. This article aims to review the literature for a better understandingof the topic.
Keywords: Cystic Fibrosis, Cystic Fibrosis, Nutrition.

1 INTRODUÇÃO
A fibrose cística ou mucoviscidose é uma doença de caráter genético, que acomete geralmente a população caucasiana, distribuída igualmente por sexo, apresentando-se na forma de infecção crônica e letal.
Com a mutação do cromossomo sete a proteína responsável pela regulação da passagem de cloro e sódio pelasmembranas produz também uma substancia de viscosidade espeça inviabilizando a passagem regular dos sais e obstruindo os canais. Os principais órgãos atingidos são os pulmões, pâncreas e o ducto biliar.
A partir de estudos mais aprofundados que foram realizados nas ultimas décadas a Fibrose Cística veio a ser mais conhecida. O gene acometido foi descoberto, clonado e sequenciado para um melhorentendimento da patologia e desenvolvimento de tratamento adequado.
Os óbitos aconteciam ainda no primeiro ano de vida. Atualmente é possível que o paciente sobreviva até três décadas, isto se o diagnostico é realizado precocemente, com um novo perfil demográfico, submetendo-se aos cuidados de uma equipe multiprofissional preparada.
Em um breve histórico nos séculos XVIII e XIX na Europa as criançasque tinham o suor salgado morriam precocemente. Em 1905 Landsteiner referencia anatomicamente o pâncreas órgão acometido pela Fibrose Cística. Em 1950 o termo mucoviscosidade é criado para referenciar as lesões no pâncreas e fígado. No verão intenso de Nova Iorque no ano de 1951, vários pacientes foram internados pela grande perca de eletrólitos através do suor. Diante disto foi desenvolvidoteste para diagnóstico correto e mapeamento das células secretoras e glândulas exócrinas. Em 1955 cria-se a Cystie Fybrosi Fundation. Em 1983 é detectada a secreção inadequada de cloro pelo suor e em 1985 é localizado o gene.

A nutrição adequada é de suma importância para a manutenção e funcionamento adequado do sistema respiratório visto que o desgaste gerado pela grave infecção exige um...
tracking img