Fexibilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Aos poucos vemos mais e mais aulas de felixibilidade e alongamento se tornarem populares em academias e escolas, mas diferente do que muitos pensam, existe uma grande diferença entreesses dois tipos de exercício. Em nossa pesquisa, iremos nos aprofundar e descobrir sobre a questão da flexibilidade.
Desenvolvimento do Assunto
A flexibilidade depende dos músculos em geral,precisa de sua mobilidade, elasticidade, volume e maleabilidade, porém cada indivíduo possui uma limitação a esses aspectos.
Como dito acima, as limitações da flexibilidade variam de pessoa parapessoa, e o principais aspectos são:
Idade: Quanto mais velho for o indíviduo, menor será sua flexibilidade
Sexo: A mulher é, em geral, mais flexível do que o homem
Hora do dia: A felixibilidadeaumenta com o passar das horas do dia, atingindo o seu áximo por volta das 13 horas
Temperatura ambiente: O frio reduz e o calo aumenta a elasticidade muscular
Estado de treinamento: Por influenciardiretamente os componentes plásticos e elásticos do músculo, modifica o potencial de flexibilidade da pessoa
Situação do atleta: Após uma sessão de aquecimento, a flexibilidade aumenta, ao passo que dimiuapós um treinamento no qual o reflexo miotático de estiramento seja repetidamente acionado.

A importância da flexibilidade é muito grande, sendo ela capaz de permitir a realizção de váriosgestos desportivos e movimentos que sem ela, seriam impossíveis. Em esportes como esgrima, ginástica e outros, existem movimentos que seriam impossíveis de serem realizados sem a flexibilidade. Além disso,a qualidade física aumeta a eficiência mecânica do atleta por permitir a realização de vários gestos, em faixas bem além do limite máximo do movimento do mesmo. A última questão de importância daflexibilidade é a diminuição do risco de lesões na prática de esportes e outros movimentos que fazemos diariamente, que com a flexibilidade, se tornam muito mais seguros ao nosso corpo, sem corrermos...
tracking img