Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Licenciatura em Negócios Internacionais – 1º Ano

INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA
2º Teste – 20/01/2012
Antes de iniciar o seu teste, tenha em atenção os seguintes aspectos: - Não é permitida aconsulta de qualquer elemento de estudo. - Apresente todos os cálculos que efectuar e não apenas os resultados finais. - Justifique todas as suas respostas. - Fraude académica implica a anulação do teste aTODOS os envolvidos.

Duração: 90 minutos

GRUPO I (5 valores)

Diga se são Verdadeiras ou Falsas as seguintes afirmações. Justifique. a) A curva de rendimento-consumo tem sempre declivepositivo. b) Produzir um dado volume de produção no longo prazo é mais eficiente, em termos de custos, do que produzi-lo no curto prazo. c) Uma empresa adquire capital e trabalho aos preços de r=6 e w=4,respetivamente. Com a combinação de fatores produtivos que atualmente utiliza, a produtividade marginal do capital é de 12 e a produtividade marginal do trabalho é de 18. Para minimizar os seus custosesta empresa deveria substituir trabalho por mais capital. d) Se o produto marginal for decrescente, o produto médio também é decrescente. e) É possível que a uma empresa tomadora de preço continue aproduzir, no curto prazo, mesmo que o preço não cubra a totalidade dos custos de produção.

GRUPO II (15 valores)

1. Admita que o mercado do bem X é composto por 100 consumidores idênticos, cada umcom uma curva da procura dada por: = 200 2.5 . Admita que o preço do bem X neste mercado é P = 80 u.m.. a) Determine a curva da procura agregada deste mercado. (1,0 val.) b) Calcule a elasticidadepreço da procura quando P = 80 e interprete o resultado obtido. (1,0 val.) c) Estarão, nesta situação, os produtores do bem X a maximizar a sua receita total? Em caso negativo, indique o preço demercado que garantiria essa situação. Explique. (1,0 val.) d) Admita que um aumento generalizado de 0,5% no rendimento dos consumidores do bem X gerou uma nova curva da procura agregada dada por: = 9000...
tracking img